Filosofos da qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2040 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FILÓSOFOS DA QUALIDADE

Joseph M. Juram

Juran é tido por muitos como o pai da qualidade. Segundo ele a qualidade possui duas definições: 1. Qualidade são aquelas características do produto que atendem as necessidades dos clientes e, portanto, promovem satisfação com o produto; 2. Qualidade consiste na ausência de deficiências.
Juran trouxe também o conceito de cliente externo/interno.Externo é aquele que recebe o produto final da companhia e o cliente interno é o responsável por um processo que é sucessor a outro dentro da mesma empresa, por exemplo a área de produção é cliente interno da área de compras. Uma das grandes contribuições de Juran foi na classificação dos custos da não qualidade, ou seja, os custos de não fazer certo da primeira vez, segundo ele a linguagem do dinheiroera essencial na sensibilização da alta gerência, os três tipos de custos segundo ele são:
1 - Custos das Falhas. Seriam internas e externas. A interna quando o produto ainda não chegou ao cliente e todo trabalho de recuperação é feito na empresa, e a externa quando o produto já está sob posse do cliente e dessa forma é necessário recuperar o produto, perde-se a credibilidade do cliente egera-se perdas em futuros negócios (esse componente é um pouco mais difícil de medir).
2 - Custos de Avaliação. Devem incluir os custos das inspeções, testes em processo, auditorias de conformidade etc.
3 - Custos da prevenção. Devem incluir os custos de planejamento, controle e avaliação de fornecedores e treinamentos em técnicas de controle de qualidade.
Outro tópico muito importante trazido porJuran foi quanto à trilogia da qualidade, as três fases são:
1 - Planejamento da Qualidade - o processo de estabelecer os objetivos da qualidade e os planos para alcançar esses objetivos.
2 - Controle da Qualidade - o processo de avaliar o desempenho atual, compará-los com os objetivos e agir nas diferenças.
3 - Melhoramento da Qualidade - este terceiro membro da trilogia da qualidade tem oobjetivo de melhorar os níveis atuais de desempenho da qualidade.
Genichi Taguchi
A filosofia de Taguchi é relativa a todo o ciclo de produção, desde o projeto até a transformação em produto acabado. Ele define a qualidade em termos das perdas geradas por esse produto para a sociedade dentro do seu ciclo de vida. Para Genichi Taguchi a chave para reduzir as perdas não está na conformidade com asespecificações, mas na redução da variância estatística em relação aos objetivos fixados. Em sua opinião a qualidade e o custo de um produto são determinados em grande parte pelo seu projeto e pelo seu processo de fabricação. Em termos gerais há quatro conceitos de qualidade atribuídos a Taguchi:
1 - A qualidade deve ser incorporada no produto desde o início e não através das inspeções. Osmelhoramentos devem ocorrer na fase de projeto de um produto ou processo e continuar durante toda a fase de produção.
2 - Minimizando os desvios em relação às metas é possível atingir melhor a qualidade. O produto deve ser desenhado de forma a ser imune aos fatores ambientais não controláveis. Para isso devem ser especificados os valores e parâmetros críticos e deve-se assegurar que a produção satisfaçaessas metas com o mínimo desvio.
3 - A qualidade não deve ser baseada no desempenho ou características do produto. Isso faz variar o seu preço e/ou mercado, mas não a qualidade. O desempenho e as características do produto podem estar relacionados com a qualidade, mas não são a base da qualidade.
4 - Os custos da qualidade devem ser medidos em função dos desvios do desempenho doproduto. Isto inclui custos do “tornar a fazer”, inspeção, garantia, devoluções e substituições por exemplo.
Philip B. Crosby

Pensador e filósofo da gestão empresarial moderna, Philip B. Crosby foi responsável por grandes contribuições para a teoria da gestão e métodos de gestão da qualidade, suas principais obras baseavam-se nos conceitos de “zero defeito” e “fazer certo na primeira vez”....
tracking img