Filosofos da natureza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3751 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os primeiros filósofos gregos são por vezes chamados de Filósofos da Natureza, porque se ocupavam principalmente do mundo natural e dos seus processos.

Os filósofos observavam com os próprios olhos que a Natureza está em constante estado de transformação. Todos os primeiros filósofos compartilhavam da crença de que deveria haver uma determinada substância básica na raiz de todas as mudanças.Deveria haver algo de que todas as coisas provêm e a ele retornam.

Estavam à procura das leis fundamentais da Natureza e queriam entender o que acontece no mundo, sem precisar recorrer a mitos. E, mais importante, queriam entender os processos pelo estudo da própria Natureza.

Assim, pouco a pouco a filosofia se libertou da religião. É possível dizer que os filósofos da Natureza deram oprimeiro passo na direção dado raciocínio científico e, por conseguinte, do que viria a ser a ciência moderna.

Sobreviveram apenas os fragmentos do que os filósofos da Natureza disseram e escreveram. O pouco que se conhece encontram-se nos escritos de Aristóteles, que viveu dois séculos mais tarde. Mas o que conhecemos nos permite confirmar que o projeto dos primeiros filósofos gregos dizia respeitoa uma substância constituinte básica e das mudanças na Natureza.




a) Tales de Mileto


Primeiro filósofo ocidental de que se tem notícia, nasceu em Mileto antiga colônia Grega. É apontado como um dos sete sábios da Grécia antiga. Foi um dos filósofos que acreditava que as coisas têm por trás de si um princípio físico e material, chamado Arkhé.

Para Tales, o arkhé era a água, eleestava convencido de que toda forma de vida era originada da água - para onde retorna quando se dissolve. Com essa afirmação queria descobrir um elemento físico que fosse constante em todas as coisas. Algo que fosse o princípio unificador de todos os seres.

Tales foi o primeiro a explicar o eclipse do Sol, ao verificar que a Lua é iluminada por este astro. Tales viajou por várias regiões, inclusivea Egito, onde, segundo consta, calculou a altura de uma pirâmide a partir da proporção entre sua própria altura e o comprimento de sua sombra: essa proporção é a mesma que existe entre a altura da pirâmide e o comprimento da sombra desta. Esse cálculo exprime o que, na geometria, até hoje se conhece como Teorema de Tales.

A partir de cerca de 500 a.C., quem se interessou pela questão acima foium grupo de filósofos da colônia grega de Eléia, no sul do Itália, por isso, conhecidos como “eleatas”. Entre seus discípulos que merecem destaque estão: Anaxímenes e Anaximandro.

Tales através de sua mitologia considerava os elementos da natureza: Sol, Terra, Montanha, Céu e Oceano, como forças autônomas, horando-os como deuses, elevados pela fantasia. Os deuses constituíam a fonte deessências de todas as coisas do universo. Tales aparece como iniciador da filosofia, porque seu esforço em buscar o princípio único da explicação do mundo não só constitui um ideal da filosofia como também forneceu impulso para o próprio desenvolvimento dela

b) Anaximandro


O filósofo Anaximandro, astrônomo grego e pré-socrático, nasceu em 610 a.C. em Mileto. Foi discípulo e sucessor de Tales,descobriu a obliqüidade da elíptica, introduziu o quadrante solar e inventou os mapa geográficos.

Assim como seu mestre, procurou entender o princípio das coisas – o Arkhé – não era algo visível; era uma substância etera, infinita. Porém, em suas investigações, não encontrou em nenhum elemento físico (terra, água, ar e fogo) este princípio, mas no que chamou de Apeíron (indeterminado, infinito).Essa arkhé se apresenta como fonte inesgotável de energia, em perpétuo movimento, que garante a transformação e a unidade dos cosmos.

Anaximandro se questionava a respeito de como algo finito poderia ter criado algo infinito. Assim, a essência material das coisas não era uma substância comum, como a água. Hipotetizou a existência de uma substância abstrata: o Ilimitado.

O Ilimitado onde...
tracking img