Filosofo emili durkman

5138 palavras 21 páginas
INTRODUÇÃO
Como é do conhecimento de todos, a sociedade foi constante objeto de estudo para vários pensadores e estudiosos da modernidade, dentre os quais se destacam os autores das teorias clássicas relativas à maneira de entender a sociedade, quais sejam: Karl Marx – teoria materialista, que tem como objeto a ênfase dada à luta de classes – Max Waber - teoria compreensiva, que está intimamente ligada à ação social e Émile Durkheim – teoria funcionalista, que dá atenção especial ao fato social em si juntamente com a visão voltada para a moral de cada indivíduo, esta necessária para que a sociedade funcione plenamente.
Pois bem, relatamos aqui os principais aspectos deste último método. Onde Émile Durkheim, um dos pais da sociologia moderna, tendo sido o fundador da escola francesa, posterior a Marx, que combinava a pesquisa empírica com a teoria sociológica. É amplamente reconhecido como um dos melhores teóricos do conceito da coesão social. Ele foi um dos responsáveis por tornar a sociologia uma matéria acadêmica, sendo aceita como ciência social. Durante sua vida, publicou centenas de estudos sociais, sobre educação, crimes, religião, e até suicídio.

1. DAVID ÉMILE DURKHEIM.

Émile Durkheim (Épinal, 15 de abril de 1858 — Paris, 15 de novembro de 1917) é considerado um dos pais da Sociologia moderna, discípulo de Kant e Augusto Conte, sua contribuição foi notável para a consolidação da sociologia enquanto ciência na França. Suas ideias transpuseram as fronteiras francesas, influenciando gerações de políticos, pesquisadores e educadores.
Seus pressupostos constitutivos são a crença de que a humanidade avança no sentido de seu gradual aperfeiçoamento governada pela lei do progresso. As referências necessárias para situar seu pensamento são, por um lado, a Revolução Francesa e a Revolução Industrial, e por outro, o manancial de idéias que vinham sendo formados pela filosofia racionalista de Kant, do darwinismo, do organicismo alemão e do socialismo de

Relacionados