Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (792 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Max Weber (1864-1920)

O teórico Max Weber não propunha nem a manutenção da ordem social, nem a revolução, como Karl Marx.
Sua visão da sociedade era REALISTA - entendia que as formas deorganização tinham problemas, no caso do capitalismo, o principal era a BUROCRACIA.

Para Max Weber (1864-1920), sociólogo Alemão, as instituições produzidas pelo capitalismo, como a grande empresa,constituíam clara organização racional que desenvolvia suas atividades dentro de um padrão de precisão e eficiência.
O capitalismo lhe parecia a expressão da modernização e de racionalização do homem ocidental,porém ele alertou para os perigos dessa racionalização crescente que leva a excessiva especialização a um mundo cada vez mais tecnicista e artificial e a deterioração das relações humanas e dosaspectos existenciais do indivíduo. Para Weber esse sistema cria a BUROCRACIA, que é um dos principais problemas gerados pelo capitalismo.
 
SUA OBRA PRINCIPAL:  A ética protestante e o espírito docapitalismo

Analise da relação entre as religiões e os sistemas econômicos. Constatou que o protestantismo foi a religião que mais se adequou a lógica do sistema capitalista, pois: o catolicismo levavaa uma postura mais contemplativa da vida e o protestantismo ao contrário era mais pragmático, identificado com a economia de mercado.

OS PRINCIPAIS CONCEITOS DE WEBER SÃO:
AÇÃO SOCIAL: designa demaneira geral toda a ação humana que é influenciada pela consciência da situação concreta na qual se realiza e da existência dos agentes sociais entre os quais a ação acontece.

Ou seja, Toda aconduta humana interfere, nos outros, e em si mesmo. Exs: moda, consumo, religião, trabalho, etc...

O conceito de ação social foi eleito o conceito primordial na teoria de Max Weber. Para ele a açãohumana sempre tem um sentido, ou seja, uma intenção e um motivo. Esses sentidos da ação seriam basicamente quatro:
Ação tradicional – ação baseada nos costume e nos hábitos.
Exs. Fazer o sinal da...
tracking img