Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (776 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O cientista virou um mito. E todo mito é perigoso, porque ele induz o comportamento e inibe o pensamento. Este é um dos resultados engraçados (e trágicos) da ciência. Se existe uma classeespecializada em pensar de maneira correta (os cientistas), os outros indivíduos são liberados da obrigação de pensar e podem simplesmente fazer o que os cientistas mandam. Quando o médico lhe dá uma receita,você faz perguntas? Sabe como os medicamentos funcionam? Será que você se pergunta se o médico sabe como os medicamentos funcionam? Ele manda, a gente compra e toma. Não pensamos. Obedecemos. Nãoprecisamos pensar, porque acreditamos que há indivíduos especializados e competentes em pensar. Pagamos para que ele pense por nós. E depois ainda dizem por aí que vivemos em uma civilização científica… Oque eu disse dos médicos você pode aplicar a tudo. [...] Afinal de contas, para que serve a nossa cabeça? Ainda podemos pensar? Adianta pensar?”.

ALVES, Rubem. Filosofia da Ciência.
São Paulo, ArsPoética, 1996:8-9

“O que as pessoas comuns pensam quando as palavras “Ciência” ou “cientista” são mencionadas? Faça você mesmo um exercício. Feche os olhos e veja que imagens vêm à sua mente. Asimagens mais comuns são as seguintes: o gênio louco, que inventa coisas fantásticas; o tipo excêntrico, ex-cêntrico, fora do centro, manso, distraído; o indivíduo que pensa o tempo todo sobre fórmulasincompreensíveis ao comum dos mortais; alguém que fala com autoridade, que sabe sobre o que está falando, a quem os outros devem ouvir e… Obedecer. Estas são as imagens da ciência e do cientista queaparecem na televisão. Os agentes de propaganda não são bobos. Se usam tais imagens é porque sabem que elas são eficientes para desencadear decisões e comportamentos.

Agora invoco Rubem Alves, no seulivro Filosofia da Ciência que diz: “O cientista virou um mito. E todo mito é perigoso, porque induz o comportamento e inibe o pensamento”. Antes de tudo, é necessário acabar com o mito e que o...
tracking img