Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4467 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Acho que pouca influência, ou, melhor dizendo, influência indireta.
No período medieval a filosofia e as artes eram todas "dominadas" pela Igreja. As sociedades eram feudais, ou seja, viviam fechadas em círculos sociais que se reportavam aos Senhores Feudais e os mesmos ao Clero. Logo, realmente, como disse nosso amigo, Santo Agostinho era a mais expressiva influência. Portanto, toda aquelaglória da filosofia grega estava aniquilada e escondida a sete chaves, sob o jugo do Clero. A influência é indireta, através do trabalho de Santo Agostinho que era um grande filósofo. Mas essa minha resposta é filosófica, pois a resposta correta seria dizer que a influência é nula, beleza? Se eu estivesse em uma prova diria que simplesmente não houve influência pois o clero confiscou toda a produçãoliterária e artística da humanidade na Idade Média.
Fonte(s):
Sim, Sócrates e Platão poderiam ser considerados precursores do cristianismo quando já pregavam valores que Jesus reforçou.

Exemplos:
DEUS

Para Sócrates, Deus é uma inteligência onipresente, onisciente, onipotente, absolutamente invisível ao homem. Deriva a prova da existência de Deus da finalidade do mundo. A ordem cósmica (oprovidencial de acontecer) é obra de um Espírito inteligente e não do acaso

ALMA
Para Platão o homem é a união da alma e do corpo. A alma é a essência do corpo, e tem a natureza das idéias. Alma é o princípio do movimento e da vida, portanto imortal

JUSTIÇA DE DEUS
A justiça engloba todos esses tipos de alma – requisitos essenciais para a harmonia do ser e, por conseguinte, para afelicidade.
Quem pratica uma injustiça deve ser punido e a pena, a expiação, é a purificação (catharsis), ou seja, a libertação do mal anterior.

FRASES DE SÓCRATES/PLATÃO E JESUS
Sócrates e Platão: “É pelos frutos que se reconhece a árvore”.
Esta frase encontra-se textualmente repetida nos Evangelhos;

Sócrates e Platão: “É uma disposição natural, em cada um de nós, aperceber-se bem menos dosnossos defeitos que dos de outrem”.
O Evangelho diz: “Vedes o argueiro no olho do vosso vizinho, e não vedes a trave que está no vosso”.
Com certeza existe muita semelhança e, muito mais com o espiritismo, porque a idéia de vida além da morte, comunicação com os espíritos, reencarnação.
São inúmeros os testemunhos históricos que comprovam a influência de Aristóteles no catolicismo e cristianismonominal mesmo nos dias atuais.

Merecem destaque os seguintes: São Tomás de Aquino foi o teólogo e filósofo cristão mais respeitado na Idade Média, autor de novo conceito filosófico e teológico (segundo o qual a razão não se opõe à fé), baseado nos princípios filosóficos de Aristóteles e na revelação divina. Sete anos passou frei Tomás lecionando e meditando em Paris. E começou a elaborar suadoutrina que, mais tarde, seria aceita pela Igreja e conhecida como Tomismo. Em primeiro lugar, Tomás de Aquino reviu a atitude da Igreja ante a filosofia de Aristóteles, rejeitada como a dos demais pensadores gregos de antes de Cristo como pensamentos pagãos. As conclusões de Tomás de Aquino foram outras (com ref. a Averrois). Primeira: a filosofia de Aristóteles não era necessariamente pagã pelo merofato de ter o filósofo nascido antes de Cristo afinal, os gregos, e principalmente Aristóteles, tinham também uma concepção de Deus. Segunda: a razão, dada ao homem por Deus, não se choca necessariamente com a fé. Terceira: a revelação divina orienta a razão e a complementa. Essas conclusões resumidas na principal obra de Aquino, a Suma Teológica , foram aceitas pela Igreja e ainda sãoconsideradas válidas (Tomás de Aquino O Santo Que Teve Fé na Razão, p. 64).
O ESTOICISMO: esta escola caracteriza-se pelo espírito de completa austeridade física e moral. Ou seja, o Homem deve suportar os sofrimentos, fugir dos prazeres fáceis e afastar-se das permissividades e licenciosidades. A sabedoria consiste em manter uma vida austera. A pratica da virtude "consiste na apatia (apátheia), isto é,...
tracking img