Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (296 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O direito dos jovens de votar aos 16 anos, os transforma em cidadãos ou eles precisam conquistar a cidadania?

As questões sobre cidadania e cidadão remontam a IdadeClássica do mundo, porém quando a pergunta é remetida aos jovens conseguimos uma data muito mais recente. No Brasil, mesmo após a ditadura militar que retirou os direitospolíticos da população, os jovens abaixo dos 18 anos só tiveram o direito de “exercer” sua cidadania quase uma década depois.
Porém, mesmo hoje, não é possível dizer que o jovemque escolhe votar aos 16 exerce sua cidadania, mas sim um compromisso com seu país, pois “exercer a cidadania” não se trata apenas de poder ou não votar, mas sim de agir comocidadão no meio social em que cada um vive da forma mais correta, respeitando todos os que estão ao redor.
A grande maioria dos jovens, como a grande maioria da populaçãoainda sofre alienada pela mídia que transmite como o governo quer que a população se sinta. Nesse sentido, trazendo a grande massa que não tem as noções de conhecimentosuficientes para distinguir o que está realmente acontecendo um sentimento confortável de estar sendo bom para seu país.
A única solução para conseguir corrigir não só esse,mas vários outros problemas do Brasil e de muitos outros países onde ocorrem os mesmo problemas é que a vem sendo mais citada nos últimos anos, a educação. Trazer maisinformações não só aos jovens, mas aos mais velhos também faria com que eles pudessem analisar o que está realmente acontecendo ao seu redor e se suas ações estão contribuindo ouprejudicando todo o meio. Porém, será que uma sociedade pensante, não seria uma sociedade ativa e pior interrogativa o que traria muito mais trabalho aos seus governantes?
tracking img