Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1005 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
Introdução......................................................................................... 02
Desenvolvimento............................................................................... 03
Conclusão......................................................................................... 06Bibliografia......................................................................................... 07

01
Introdução
Este trabalho tem como objetivo informar como foi repercutida a escolha do novo papa, Francisco, no meio político.

02
O conclave elegeu no dia 13 de março de 2013, o cardeal Jorge Mario Bergoglio, argentino, como novo papa, e seu nome escolhido foi Francisco.
A notícia se espalhou por todo o mundo e teve bastante repercussão, muitospolíticos importantes decidiram se pronunciar.
Um exemplo foi o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que disse o seguinte: “Como o primeiro papa das Américas, sua escolha fala da força e da vitalidade de uma região que está cada vez mais influenciando o mundo. Junto com milhões de hispano-americanos, nós, nos Estados Unidos, compartilhamos a alegria deste dia histórico. Como um defensor dospobres e dos mais vulneráveis, ele carrega a mensagem de amor e de compaixão que inspira o mundo há mais de 2 mil anos - que no rosto de cada um, vemos o rosto de Deus."
A presidente da Argentina, Cristina Kirchner,  não ficou de fora e decidiu se pronunciar também.  "É nosso desejo que tenha, ao assumir a condução e guia da Igreja, um frutífero trabalho pastoral desempenhando tão grandesresponsabilidades em prol da justiça, da igualdade, da fraternidade e da paz da Humanidade."
Outros políticos e pessoas importantes também decidiram comentar sobre o assunto.
Dilma Rousseff, presidente da República Federativa do Brasil, em comunicado oficial: "Em nome do povo brasileiro, congratulo o novo Papa Francisco I e cumprimento a Igreja Católica e o povo argentino. Maior país emnúmero de católicos, o Brasil acompanhou com atenção o conclave e a escolha do primeiro Papa latino-americano. É com expectativa que os fiéis aguardam a vinda do papa Francisco I ao Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude, em julho. Esta visita, em um período tão curto após a escolha do novo pontífice, fortalece as tradições religiosas brasileiras e reforça os laços que ligam o Brasil aoVaticano.".
Dom Antonio Carlos Altieri, arcebispo de Passo Fundo: "A gente sabe que a nacionalidade, como tudo no mundo moderno, não é tão importante. O novo Papa vai dar uma resposta adequada. É a pessoa certa, no momento certo.O Papa João Paulo II já esperava que a América Latina fosse a resposta. Ele esperava já uma terceira via. É uma grande alegria termos um novo guia, um novorepresentante. Agora também se soma a isso um Papa latino-americano, onde o catolicismo é mais generoso. Certamente a escolha do novo Papa trará muitos argentinos à Jornada Mundial da Juventude, que ocorre no Rio de Janeiro neste ano ainda.

03
O novo Papa se compromete a renovar a esperança de uma evangelização mais significativa. O Papa Francisco I já estava no coração de Deus e espero que ele tenhamais energia que o Papa Bento XVI."

Dom Caetano Ferrari, bispo da Diocese de Bauru (SP): "Acredito que ele vai continuar nessa linha de renovação que o Vaticano pede, para que as estruturas sejam mais simplificadas, de se ter uma relação mais direta das igrejas locais do mundo com o Papa, sem grandes burocracias. "

Dom Edmar Perón, bispo-auxiliar da Arquidiocese de SãoPaulo: "Todos nós fomos pegos por uma grandíssima surpresa. Ele escolheu um lema para sua vida quando escolheu o nome Francisco. Pelo que lemos é uma pessoa muito simples."

Dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife: "Ele não estava entre os favoritos. É um jesuíta e dificilmente os jesuítas assumem esses cargos, não se tornam nem bispos, por causa do voto de pobreza. Tem a idade também,...
tracking img