Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (484 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE PSICOLOGIA

DISCIPLINA: HISTÓRIA DO PENSAMENTO FILOSÓFICO



São José dos Campos - SP
2013

Pesquisa:” Não nos banheis duas vezes no mesmo rio”Heráclito nasceu em Éfeso, na Jônia (atual Turquia). Tal como seus contemporâneos pré-socráticos, procurava compreender a multiplicidade do real. Todas as coisas mudam sem cessar, e o que temos diante denós em dado momento é diferente do que foi há pouco e do que será depois: "Nunca nos banhamos duas vezes no mesmo rio", pois na segunda vez não somos os mesmos, e também o rio mudou.
Para Heráclito, oser é múltiplo. Não no sentido apenas de que existe a multiplicidade das coisas, mas é múltiplo por estar constituído de oposições internas. O que mantem o fluxo do movimento não é o simples aparecerde novos seres, mas a luta dos contrários, pois "a guerra é pai de todos, rei de todos". É da luta que nasce a harmonia, como síntese dos contrários. O dinamismo de todas as coisas pode bem serrepresentado pela metáfora do fogo, forma visível da instabilidade, símbolo da eterna agitação do devir, "o fogo eterno e vivo, que ora se acende ora se apaga".
Costuma-se dizer que Heráclito teve aintuição da logica dialética, a ser elaborada por Hegel, e depois Marx, no século XIX.
Heráclito procurava explicar o mundo pelo desenvolvimento de uma natureza comum a todas as coisas e em eterno movimento.Ele afirmava a estrutura contraditória e dinâmica do real. Para ele tudo está em constante modificação.
A lei fundamental do universo é o devir, que significa continuas transformações. Tudo flui enada fica como é. Coisa alguma é estável, tudo segue seu curso.
Nada se repete no universo, isso quer dizer a frase. Filosoficamente encaramos o tempo como intangível e com isso acaba trazendo a menteum valor eterno induzindo-nos a refletir sobre nossa origem e propósitos.

Reflexão
Todas as coisas mudam sem cessar, e o que temos diante de nós é um dado momento é diferente do que foi há...
tracking img