Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1342 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
* O que é Filosofia?
A palavra Filosofia, que surgiu em Atenas, no séc. V, significa Amor à Sabedoria.
Para conseguir entender esse “Amor à Sabedoria”, vou explicar como os gregos definiam o amor:
O amor era divido em duas etapas (partes):
A primeira parte é chamada Eros, que era quando o deus Eros se apossava do corpo da pessoa e fazia você se apaixonar, desse modo, deixando você “cego” deamor pessoa. Assim você só enxergaria as qualidades e acharia aquela pessoa perfeita.
A segunda parte é chama Philia, que é quando você “amava” a pessoa, pois você a admirava pelo o que ela é, e existe a admiração pela condição humana.
Quando você ama, não existe o sentimento de posse, pois amar é uma conquista diária.

Por isso a frase “Ser Filosofo é buscar diariamente a sabedoria.” Esseamor á sabedoria dos filósofos é o que os fazem reconhecer que devem sempre buscar saber, que eles nunca são donos do conhecimento e por mais que passem a vida toda estudando, nunca saberão de tudo, mas devem buscar saber o máximo que puderem.
O que entrava em contradição com os Sofistas, que eram pessoas que afirmavam que a verdade era relativa e podia ser alterado para a chamada “convençãosocial”, o que fosse comum a todos, era a verdade. Os sofistas se afirmavam donos do conhecimento e super sábios, mas eram considerados ignorantes pelos filósofos, que afirmavam que não era possível deter o conhecimento.
* Axiologia

Axiologia significa estudo dos valores. Em que valor é tudo aquilo, que de certa forma, é importante para você, ou seja, seus valores são seu modo de agir.

Cadapessoa tem a sua própria escala de valores, em que ela determina o que realmente é importante para ela, nessa escala, ela decide o que dar prioridade em sua vida, que pode ser religião, família, dinheiro, amor, felicidade, bens materiais e etc.
O modo de agir de alguém que tem religião como topo da sua escala, vai ser totalmente diferente daquele que tem o bem material no topo.

Cada individuo faz asua escala baseado na sua formação, os valores que lhe foram passados em sua formação pela a sua família, que é um dos principais “formador de valores”, tem grandes chances de estar no topo da escala durante a vida, assim como o livre arbítrio, você pode fazer as suas escolhas do jeito que quiser, você é livre para escolher, mas não pode fugir das suas consequências, e também a sociedade, pois asociedade a cada dia passa seus valores, que poder variar de tempos em tempos, e de certo modo, você é influenciado nos seus valores por ela, você pode seguir o padrão imposto pela sociedade sem perceber, pois é tão sutil o modo que ela impõe os valores que parece tudo normal.

Em sua família, os valores são passados por seus pais, pois o modo de agir deles influenciara diretamente em suaescala, o exemplo deles como pessoa estará em você. Mas através do Livre Arbítrio, você pode escolher o que seguir, você pode mudar completamente a sua escala em qualquer momento, só depende de você querer e se esforçar. A sociedade te passa os valores através do Capitalismo, ela quer que você seja uma pessoa consumista.

Fugindo um pouco do assunto, mas falando sobre esse padrão consumista dasociedade, é algo meio recente, pois na sociedade pré-capitalista, não existia essa vontade de consumir, pois tudo era utilizado, não tinha desperdício, existia comunicação entre os familiares e vizinhança, e os filhos eram considerados bênçãos para as famílias.
Uma escala totalmente diferente dos dias de hoje. Em que a ordem é consumir e jogar fora para consumir mais. Se pararmos para analisar,hoje, tudo o que se gasta é vida, pois se ganha dinheiro por horas trabalhadas, e toda vez que gasta dinheiro à toa, são as horas que trabalhou para ganhar aquela quantia que você acabou de jogar fora, foi a sua vida que foi desperdiçada. Hoje em dia não existe comunicação entre as famílias, as pessoas são sozinhas, são estressadas, infelizes, pois a ordem é consumir, e quanto mais consomem, mais...
tracking img