Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (785 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
Campus Virtual
Daniel de Medeiros Dantas Pires Ferreira














FILOSOFIA



















Petrolina-PE 12/05/2011I.

Resposta a questão um:


Nos primeiros filósofos gregos, chamados pré-socráticos, encontra-se o esboço das cosmovisões que Platão e Aristóteles tentariam sistematizar dois séculosmais tarde. Partindo do mesmo pressuposto, da identidade do pensamento e do ser, ou da razão e da realidade, Parmênides e Heráclito formularam as duas teses que determinaram todo o pensamento ulterior:a da unidade e imobilidade, e a da multiplicidade e mobilidade do ser.
Para Parmênides, o Ser, isto é, o universo, o Absoluto, era incriado, imperecível, completo, imóvel e eterno. Ofilósofo grego pré-socrático Heráclito de Éfeso(540 a.C – 470 a.C) foi quem mais importância deu à questão da mudança, sendo famosa sua expressão: Panta rhei – tudo flui, muda; tudo se move, exceto o própriomovimento.
Para Aristóteles, a Lógica é um instrumento, uma introdução para as ciências e para o conhecimento e baseia-se no silogismo, o raciocínio formalmente estruturado que supõe certaspremissas colocadas previamente para que haja uma conclusão necessária.
O silogismo é dedutivo, parte do universal para o particular; a indução, ao contrário, parte do particular para ouniversal. Dessa forma, se forem verdadeiras as premissas, a conclusão, logicamente, também será.
A capacidade de reflexão é a primeira face da filosofia; mas isso não é tudo. Com os gregos,manifesta-se a segunda característica, que marca a filosofia; a reflexão passa a ser objetiva e racional. Depende não mais da subjetividade, mas da objetividade racional. A validade de uma verdadedeve-se não ao que “eu acho”, mas aquilo que se pode comprovar, pelo raciocínio e pela argumentação.
































II.


Resposta da questão...
tracking img