Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (427 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Mito e Filosofia

O mito pode ter inúmeras definições, que variam de um autor para outro. Fazendo uma união dessas ideias, podemos dizer que mito, é um relato que expõe uma explicação definitiva,em que não há necessidade de razão ou provas, que justifiquem o acontecimento, por que na verdade é o mito que fundamenta uma sociedade em geral.
Após essa análise, surgem algumas perguntas: Quemnarra o mito? Quem é ele? E porque tem essa autoridade?
Quem narra o mito é o poeta-rapsodo. Acredita-se que ele é um escolhido dos deuses, que lhe mostram os acontecimentos anteriores e permitem queele observe a origem de todos os seres e de todas as coisas.
A explicação de como o mito narra a origem do mundo e de tudo que nele existe, se dá de três formas principais:
1- Fazendo genealogias2- Achando rivalidades ou alianças entre os deuses que fazem surgir algo no mundo.
3- Achando recompensas ou punições que os deuses dão a quem os desobedece ou a quem os obedece.
A filosofiapode ser definida, como uma história que não oferece uma explicação decisiva, já que a discussão pertence à própria filosofia. Outro aspecto importante, é que a filosofia sempre necessita justificar oque foi dito, pois já no ato de filosofar implica-se a exposição de uma justificativa do que vai ser dito. Por está sempre ligada ao raciocínio lógico dos filósofos, a filosofia está sujeita ajulgamentos, comentários e críticas.
Algumas diferenças entre Mito e Filosofia, são:
1- A pretensão do mito em narrar como as coisas eram nos primórdios de que não há lembrança, voltando para o antes dosurgimento, e como se existisse no presente. Já a filosofia, se preocupa em explicar na totalidade do tempo como, e porque as coisas são daquela forma.
2- O mito narra à origem por meio degenealogias, enquanto a filosofia explica o surgimento natural das coisas, por causas naturais. O mito fala em Urano, já a filosofia fala em mar e terra.
3- O mito não considera as contradições, pois...
tracking img