Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de filosofia

1. Está na história: a filosofia manifesta e exprime os problemas e as questões que em cada época de uma sociedade, os homens colocam para si mesmos diante do que é novoe ainda não foi compreendido.
Tem uma história: as respostas, as soluções e as novas perguntas que os filósofos de uma época oferecem tornam-se saberes adquiridos que outros filósofosprosseguem ou tornam-se novos problemas que outros filósofos tentam resolver.

2. A idéia da criação do mundo, do pecado original, de Deus como trindade una, de encarnação e morte de Deus, de juízofinal ou de fim dos tempos e ressurreição dos mortos, etc. Precisou também explicar com o mal pode existir no mundo, já que tudo foi criado por Deus, que é pura perfeição e bondade. Introduziu,sobretudo com Santo Agostinho e Boécio, a idéia de “homem interior”, isto é, da consciência moral e do livre-arbítrio, pelo qual o homem se torna responsável pela existência do mal no mundo.

3. A razãose subordina totalmente à fé, pois o critério supremo da verdade é o dogma, a revelação divina. A razão abdica de suas exigências próprias em favor de uma instância meta-racional, cuja autoridadenão se discute. A razão é instrumento não de demonstração, mas de afirmação da fé.

4. dois grandes temas irão nortear a filosofia medieval: o homem e Deus. A filosofia cristã comportou doisgrandes períodos: a filosofia dos Padres da Igreja, ou Patrística, que foi até o século V, e a filosofia dos Doutores da Igreja, ou Escolástica, que foi até o século XIV.

5. No renascimento ocorreuuma grande mudança.
Porque o homem passou a se dar o valor, ele passou a ser o centro do universo(humanismo).
A igreja perdeu uma parte do seu poder.
Isso revolucionou tudo, aspinturas, o pensamento filosofico, medicina, ciencia.

6. Porque o ceticismo foi a revolta inteligente contra o uso da razão para defender velhas superstições, como no caso da Teologia....
tracking img