Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (986 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Exercício do conceitos cap. 01
RESPOSTA DO EXERCÍCIO DOS CONCEITOS CAP. 01
1. Releia a citação de Edmund Husseri e explique o que ele quer dizer com a aparente ambigüidade segundo a qual ele“sabe”, ao mesmo tempo que “não sabe”, o que é filosofia. 
Não há uma definição única de filosofia, uma vez que ela depende do filósofo, das características, das funções e do alcance filosóficos sempre muitovariados. Cada filósofo repensa e reconstrói constantemente o que entende por filosofia. 
2 À luz da tentativa de definir a filosofia como uma reflexão radical, rigorosa e de conjunto sobre osproblemas que a realidade apresenta, responda: 
De acordo com o senso comum, radical significa brusco, violento ou inflexível, extremado. Por que não é esse o sentido atribuído ao filósofo? 
Não se tratade ser inflexível, mas de buscar explicitar os conceitos fundamentais usados em todos os campos do pensar e do agir. Além dos exemplos da ciência e da psicologia, pode-se citar outros: “o que épolítica?”, “quais as características da democracia?”, “o que é arte?”, “o que distingue o artista do artesão?” etc.
3 Se o objeto da filosofia é tudo, junto com seus colegas procure identificar temas dediferentes campos filosóficos: moral, política etc. 
Resposta pessoal. Sugestões: Em moral, é possível perguntar o que é o bem e o que é o mal, o que são valores, se os valores são imutáveis ourelativos etc. Em política, o que é política; se política é distinta da moral; o que é poder, cidadania, democracia etc. Em bioética, que valores são consideráveis em temas relacionados à preservação do meioambiente, à manipulação genética, aos alimentos transgênicos etc.?
4 A luz do que se afirma sobre Sócrates, responda a estas questões: 
a) O que significa a máxima socrática de que “só sei que nadasei”? Ela se refere 
a Sócrates ou à própria filosofia? Como? 
Rever a resposta do oráculo de Delfos a Quero fonte, a partir da qual Sócrates inicia sua tarefa filosófica de indagar a...
tracking img