Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1035 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DIFICULDADES DE IMPLANTAÇÃO DA FILOSOFIA NO CURRÍCULO ESCOLAR

A presença da Filosofia na escola é muito importante, pois ela gera tanto no professor quanto nos alunos diversas mudanças de comportamento, ela aumenta a auto-estima e diminui as ações agressivas, levando toda a comunidade escolar a refletir sobre o respeito e a individualidade de cada um. Assim, quando a Filosofia é ensinadaatravés do diálogo, a tendência é que as crianças tornem-se mais críticas, criativas e sensíveis ao contexto em que vivem. A Filosofia para crianças serve também para prepará-los educando ao exercício da cidadania no qual se reforça a importância de respeitar os outros, respeitar regras previamente estabelecidas necessárias para a vida em comunidade.
Dessa forma, afirma-se que a escola não é apenasum espaço físico, mas um ambiente de convívio, troca de experiências e, até mesmo, experimentação. Portanto, não basta apenas implantar uma disciplina no currículo escolar, é fundamental que os educadores revejam seu conceito de educação e comecem a pensar em dinâmicas apropriadas e em boas relações sociais, pois só assim, as crianças também terão mais oportunidade para fazer seus própriosjulgamentos, suas escolhas e a construção de novos conceitos e significados, emitindo assim suas próprias opiniões.
Nas escolas particulares, a implantação dessa disciplina foi mais bem aceita do que nas escolas de rede pública, visto que as mesmas possuem uma visão mais aberta da educação, além de uma maior aquisição de materiais pedagógicos para os professores e alunos, e monitores especialmentepreparados para o ensino da filosofia. Enfim, para a implantação da disciplina seria necessária a realização de diversas mudanças/melhorias na escola referente a uma estrutura adequada, com a contratação de professores capacitados para um maior aproveitamento dos alunos em atividades escolares, neste sentido, as escolas públicas apresentariam uma maior dificuldade.
Para que os professores exerçam afunção de educar para o pensar, mediante as questões filosóficas, é necessário que visem a formação de um sujeito ético, autônomo e crítico. Segundo o filósofo Desidério Murcho, pensar de forma crítica é saber defender as nossas opiniões com argumentos rigorosos, claros e sistemáticos. Para ele, a filosofia e o pensamento crítico implicam a tolerância e o respeito, que tanta falta fazem no mundocontemporâneo.
Os professores devem desenvolver metodologias que favoreçam um ambiente educativo dinâmico, capaz de promover uma aprendizagem significativa, interdisciplinar e reflexiva.
O objetivo da implantação da disciplina é fazer com que a escola realize um trabalho filosófico-pedagógico criativo, crítico e reflexivo, que envolva o relacionamento humano com o mundo, mediante análise dequestões sociais que interferem diretamente no plano pedagógico escolar, como: violência, discriminação, ética e valores.
A Filosofia é destacada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) como sendo uma ferramenta primordial ao processo de formação do educando como pessoa e como cidadão, não como tema transversal, mas como eixo principal do conteúdo programático, apresentando uma visãoglobalizante e interdisciplinar. A Filosofia, ao refletir sobre as ciências, a técnica, as artes, a ação política e o comportamento moral, auxilia o educando a ver o mundo de uma forma diferente e a transformar a experiência vivida numa experiência compreendida.
Faz-se necessário, assim, construir atividades filosófico-pedagógicas de forma diferente e criativa, dando novo significado ao que se ensina aosalunos, ultrapassando o que explica os usuais livros para buscar outros referenciais em jogos, dinâmicas, desafios e trabalhos em grupo que gerem motivação, novas investidas.
O problema em torno da aplicação da disciplina Filosofia em escolas de rede pública de ensino, especialmente no Ensino Fundamental, deve-se ao fato de que a mesma é tida como desnecessária, na medida em que não é...
tracking img