Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2878 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A concepção sobre o mudo é de ser o lugar onde vivemos, onde construímos nossos sonhos, criamos expectativas e frustrações. Muito diferente a realidade é aquilo que vivenciamos todos os dias, as mudanças. A realidade pode ser vista de uma maneira individual onde cada indivíduo tem uma realidade ou uma maneira de vê-la. Mas por outro lado compartilhamos uma realidade que nos é apresentadadiariamente que vive em transformações.
De uma maneira unânime o ser humano é visto como um ser dotado de sentimentos bons e ruins, sendo livres para fazer suas escolhas. E que é um ser que tem a necessidade de viver em sociedade, pois dependem uns dos outros para sobreviver.
Pessoa é sinônimo de ser humano. Na filosofia, no entanto, há debates sobre o sentido preciso e o uso correto da palavra, equais são os critérios que definem algo(ou alguém) como “pessoa”. Na filosofia, uma pessoa é uma entidade que tem certas capacidades ou atributos associados à personalidade, por exemplo, em um contexto particular, moral, social ou institucional. Uma pessoa e o ser humano como agente moral.
Por esse motivo existe a necessidade de uma vida social de nos relacionarmos com outras pessoas, deadquirirmos conhecimentos, de sermos cidadãos, respeitando os direitos de cada indivíduo e suas limitações, cumprindo com nossos deveres, pois dessa forma teremos uma qualidade de vida saudável com bem estar não apenas social, mas também físico e emocional.
Os seres humanos não conseguem viver isoladamente. No decorrer de nossas vidas, vamos desenvolvendo uma série de habilidades para nos relacionar com omundo que nos cerca. Assim formamos o nosso jeito de ser, nos desenvolvemos intelectualmente e aprendemos a viver com outras pessoas, das quais necessitamos para concretizar nossos projetos.
As condições de vida não podem servir de termômetro para nossa situação de cidadão, pois cidadania nada mais é do que atitudes que tomamos para uma boa qualidade de vida pessoal e coletiva.
O conhecimentoem geral, uma técnica para a verificação de um objeto qualquer ou a disponibilidade ou a posse de uma técnica semelhante (ABBAGNANO)
Ele é o ato ou efeito de abstrair ideia ou noção de alguma coisa. O conhecimento popular, também chamado de emprício ou senso comum, é aquele que se adquire sem estudos e sem aplicação de métodos ou pesquisas.
Para Fachin(2003,p.9), ele “geralmente é conseguido navida cotidiana e, muitas vezes, ao acaso, fundamentado apenas em experiências vivenciadas ou transmitidas de pessoas para pessoas fazendo parte das antigas tradições”.
Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à prioridade, à igualdade perante a lei: ter direitos civis. Os direitos civis e políticos não asseguram a democracia sem os direitos sociais, aqueles que garantem a participação doindivíduo na riqueza coletiva: o direito à educação, ao trabalho justo, à saúde, a uma velhice.
Cidadania deve ser compreendida como qualidade essencial de vida, uma qualificação da condição de existência humana. O homem e a mulher só são plenamente humanos se forem efetivamente cidadãos.
Uma sociedade que qualitativamente garante a todos os seus membros a participação efetiva aos bens materiais,simbólicos e políticos, assegura a seus integrantes a condição de cidadania, dando acesso a todos à educação, saúde, habitação, alimentação e lazer.
É preciso ter qualidade de vida para que se tenha a certeza de ser cidadão. Precisa se sentir útil à sociedade e à vida.
Segundo o filósofo grego Aristóteles, a política é a ciência que tem por objetivo a felicidade humana e divide-se em ética(quese preocupa com a felicidade individual do homem) e na política propriamente dita(que se preocupa com a felicidade coletiva).
Dizia Aristóteles: “Vemos que toda cidade é uma espécie de comunidade, e toda comunidade se forma com vistas a algum bem, pois todas as ações de todos os homens são praticadas com vistas ao que lhe parece bem; Política é tudo o que relaciona à busca de ações para o bem...
tracking img