Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (522 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN
CAMPUS AVANÇADO DE NATAL – CAN
CURSO DE DIREITO

















RESENHA
CRÍTICO-INFORMATIVANATAL/RN
2008.2
EDUARDO CARDOSO DOS SANTOS







RESENHA
CRÍTICO-INFORMATIVA











Resenha apresentada nas disciplinasMetodologia Científica e Fundamentos da Filosofia e Ética como avaliação.


Orientação: Profª. Dra. Maria Audenôra das Neves Silva MartinsNATAL/RN
2008.2



COTRIM, Gilberto. Filosofia Moral. In: _________. Fundamentos da Filosofia. Histórias e Grandes Temas. 15. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.p. 262 – 289.
Gilberto Cotrim é educador e historiador brasileiro, nascido a cinco de março de 1955 na capital de São Paulo. Professor de História, graduado pela Universidade de São Paulo, eadvogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), é mestre em Educação e História da Cultura pela Universidade Mackenzie e cursou filosofia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(PUC-SP). Também foi presidente da Associação Brasileira dos Autores de Livro Educativo, além de publicar diversos livros tais como : Coleção Saber e Fazer História – 5 a 8ª séries, História Global,Fundamentos da Filosofia, História e Filosofia da Educação e Direito Fundamental

Cotrim discorre sobre o julgamento moral da realidade, buscando em Aristóteles as premissas do Bem e do Justo e de outrasqualidades morais. O homem é um ser moral.
Conceitua moral e ética e relaciona as normas morais e as normas jurídicas como reguladoras das relações humanas, evidenciando pontos comuns e diferentesentre as mesmas.
Destaca uma consciência moral que possibilita o homem julgar e escolher seu próprio caminho – liberdade. Aprofunda a discussão quando destaca a virtude como ação digna do homem....
tracking img