Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (914 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTANCIA DA FILOSOFIA
Muito se questiona na sociedade popular, qual a importância da filosofia para a vida real. No imaginário das gentes, filosofia é "perca de tempo". Julgam que o filósofo éalguém "fora da realidade", que se põe a falar difícil e ninguém o entende, nem ele mesmo. Não sabem que ao fazerem esta crítica, nas palavras de Heidegger, também estão filosofando:
"... já estamos nafilosofia porque a filosofia está em nós e nos pertence; e, em verdade, no sentido de que já sempre filosofamos. Filosofamos mesmo quando não sabemos nada sobre isso, mesmo que não "façamosfilosofia". Não filosofamos apenas uma vez ou outra, mas de modo constante e necessário porque existimos como homens. Existir como homem significa filosofar. O animal não pode filosofar. Deus não precisafilosofar. Um Deus que filosofasse não seria Deus porque a essência da filosofia é ser uma possibilidade finita de um ente finito"
 
De fato, em todas as sociedades humanas sempre se observou o fenômenofilosófico. Lemos na Introdução aos Livros Sapienciais as palavras do padre Joaquim Salvador afirmando que "em toda a vasta região que incluímos sob a expressão Oriente Antigo, o estudo da sabedoria detal modo que se enraizou, que se tornou proverbial dizer que o Oriente era a pátria da sabedoria[1]". Defender que o Oriente detenha a paternidade da sabedoria é fazer eco aos chamados orientalistas,os quais, antes de Sócrates, Platão e Aristóteles, citam Buda, Lao-Tsé e Zoroastro. Em linhas gerais, a filosofia nasce no espírito humano a partir do contraste entre o que chamamos senso comum epensamento crítico. No instante em que o ser humano questiona se "esta é a verdade absoluta sobre isto e aquilo", o senso crítico o coloca do universo filosófico.

Razões para filosofar
Três razões quedão importância ao ato de filosofar:
1. Detectarmos o nosso próprio sistema de valores;
2. Adquirimos capacidade crítica para filtrar o que nos é apresentado;
3. Entendermos nossa época, as...
tracking img