Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tipos de Regionalização
A Teoria da Regionalização Mundial tem por objetivo identificar grandes áreas do planeta com características próximas, no que diz respeito àpopulação e a economia, ou ainda, semelhanças na Formação Sócio-Econômica-Espacial. Nesta aula não será abordada a tradicional divisão do planeta em continentes, ou seja a regionalizaçãoa partir de critérios naturais.
Esta observação sobre diferentes metodologias e conceitos ao longo da história é de grande utilidade em todas as aulas, a principiar pelasdiferentes formas de regionalização propostas até a atualidade. Não se pode esquecer que com o decorrer da história, novas metodologias surgem e novos conceitos são lançados paradiagnosticar com maior propriedade a dinâmica realidade das sociedades.


Critérios de regionalização

A questão da seletividade do espaço sedá pois que "...é o processo de eleição do local com que a sociedade inicia a montagem da sua estrutura geográfica. Ela é uma expressão direta e combinada dos princípios dalocalização e da distribuição."
Regionalizar implica em selecionar, agrupar certas partes do espaço geográfico que possuem características em comum.
A regionalização é um temamuito discutido em geografia, com abordagens acadêmicas que fugiriam da proposta desse espaço. De todo modo, aqui devemos entender que a região é um espaço produzido socialmente,que tem relação com a natureza e os meios de produção. Esse conceito pode variar de ciência para ciência e de autor para autor. Abaixo está uma definição de região segundo umdicionário enciclopédico:
"grande extensão territorial /território caracterizado por condições especiais de clima, aspetos físico, populaçao e produção, posição geográfica, etc.
tracking img