Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (625 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Discutir o conceito de filosofia medieval e os principais critérios a que se recorre para defini-lo.
A Filosofia Medieval surgiu na tentativa da utilização da filosofia na sustentação de dogmascristões. Suas principais preocupações era o fornecimento de argumentações racionais espelhadas nas contribuições dos gregos, para justificar a chamadas verdades da igreja cristã e da religião Islâmica,tais como a da existência de Deus, a imortalidade e etc.

Em que sentido a filosofia de santo Agostinho pode ser entendida como um “platonismo cristão”
Agostinho responde de ao problema filosoficodo mal de forma filosófica, demonstrando também filosoficamente que Deus não é o criador do mal. Pois, para ele, tornava-se inconcebível o fato de que um ser benevolente, pudesse ter criado o mal.
Aconcepção que Agostinho tem do mal, tem como base teoria platônica e a desenvolve. Assim o mal não é um ser, mas sim a ausência de um outro ser, o bem. O mal é aquilo que "sobraria" quando não existemais a presença do bem. Deus seria a completa personificação deste bem, portanto o mal não seria oriundo da criação divina, mas seu antagonista por excelência, na condição de fruto do seu afastamento.No diálogo com seu amigo Evódio, Agostinho explica-lhe que a origem do mal está no livre-arbítrio concedido por Deus. Deus em sua perfeição, quis criar um ser que pudesse ser autônomo e assim escolhero bem de forma voluntária, um ser consciente. O homem, então, é o único ser que possuiria as faculdades da vontade, da liberdade e do conhecimento. Por esta forma ele é capaz de entender os sentidosexistentes em si mesmo e na natureza. Ele é um ser capacitado a escolher entre algo bom (proveniente de Deus em uma criação perfeita) e algo mau (a prevalência da vontades humanas inperfeitas e queafetam negativamente a criação da perfeição idealizada por Deus).


Qual a importância da noção de “interioridade” na filosofia de santo Agostinho?

Sua filosofia insiste na importância do homem...
tracking img