Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1151 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CULTURA : UM CONCEITO ANTROPOLOGICO

ANTECEDENTES HISTÓRICOS DO CONCEITO DE CULTURA

LOCKE(1632-1704)em 1690, ao escrever ensaio acerca do entnemidneto humano, procuou demonstrar quetnem a e humana não é mais do que uma caixa vazia por ocasião do nascimentod dotada apenas da capacidade ilimitada de obter conhectnemio, através de um processo quejoh e chamamos de endoculturação.Locke refutuofortemente as íeiias correntes da época (E QUE AINDA SE MANIFESTAM ATÉ HOJE).

Jean jacques Rousseau(1712-1778), em seu discurso bre a origem e o estabelecimeotn da desigualdade entre os homens,1775, seguiu os passos de Locke e de turgot ao atribuir um grande papel a educação, nagehcdomesmo aoeexagero de acreditar que processo teria a possibiledadi de completar a transição entre ss grandesmacacos(chimpanzé, gorila e orangantango) e homens.

Meio século depois, Jacques Tutogr (1727-), ao escrever o seu Plano para dois discursos sobre história universal, afimrou:
O homeme é capaz de essagurar a retenção de suas ideias eruditas comunicá-las para outros homens e transmití-las para os seus descendentescomo heraçan, sempre crnecsete(O GRITO É NOSSO)

Adolf Bastian(1826-1805) acreditavana unidade psquica da humanidade.Tal fato lhe foi útil para não cair nas armadilhas do difusionismo.

(1835-1909) Cesare Lombroso, crimniliista italiano, que procurou correlacionar aparência fís acicom tendência para comportamentos criminosos. Por mais absurda que nos possa parecer, a teoria de Lombroso encontrou grande receptividade oppular e, até recentemente, era ministrada em alguns cursosde direito como verdade científica.Em nossos dias o mau uso da sociolooibgia tem exercido o mesmo papel.O perigo dessa tese, é eeq associam-se com tipos de discrimnçãioes raciais e sociais, numa tentativa de justificar as diferenças sociais.O homem é o resultadodo início do meio cultural em que foi socializado.ele é um herdeiro de um longo processo acumulativo, que reflete o conicemhento e aexperiência adquiridas pelas numerosas geraçõess que o antecederam.Em outras palavras, não basta a natureza criar indivíduos aemneelte inteligentes, isto ela o faz com frequência, mas é necessário que coloque ao alcance desses indivíduos o material que lhes permita exercer a sua criatividade de uma maneira revolucionária.Santos Dumont(1873-1932) não teria sido o inventor do avião se não tivesseabandonado usua cidadezinha natal e tivesse ido estudat em Paris onde adquiriu conhecimento para desenvolver a sua criatividade . Albert Einstein(1895-1955) nõ iieiaa desenvolvido a teoria da relatividade se tivesse ncsaido em uma distante localidade do Himalaia e lá permanecido.Mas, por outro lado, se Alberto Santos Dumont tivesse morrido em sua primeira infância fato comum no lugar e época em quenasceu, e se Albert Einstein tivesse sido consumido pela voragem de uma das guerras européias do final do século XIX, a humanidade teria que ter esperado um pouco mais,talvez pelas suas descobertas.

1.A cultura, mais do que a herança genética, determina o comportamento fo homem e justifica as usas realizações.
O homem age de acordo com os seus padrõe sculturais.
A cultura é o meio deadaptação aos diferentes ambientes ecológicos.
Decorrência da afirmação anterior hohomem foi capaz de romper as barreirsa das diferenças ambientais e transformar toda terra em seu habita..
Adquirindo cultura, o homem passou depender muito iims do aprendizado do que agir raaavés de atitudes geneticamente rmmmmdinadas.
Como já era processo de aprendizagem (socialização ouendoculturação)
Os gênios são indivíduos altamente neeeligentes que tem a oporiunidade de utilizar o conhecimento existente ao uu sdispor, construido pelos participantes vivo esmortos de seu sistema cultural e criar um novo objeto ou uma nova técnica.

Assim, Maine em Ancient Law (1861) procurou analisar o desenvolvimento das insiiuttções jurídicas: o mesmo ocorreu com Bachofen, que em Das Musterrecht...
tracking img