Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1467 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Este trabalho aborda sobre a vida de Descartes e seus métodos; no primeiro capítulo apresenta dados sobre o que aconteceu ao longo da vida de Descartes e sobre a Duvida Metódica (Método da Dúvida) que procura provara existência da verdade absoluta.
No segundo capítulo aborda sobre o Método Cartesiano, é a dúvida de cada ideia que pode ser duvidada.
No terceiro capítulo abordasobre o Dualismo que é a concepção filosófica ou teológica do mundo que é simplesmente baseada na presença de dois princípios e sobre a História.
E no final desse trabalho você encontra-a conclusão e a biografia.

Sumário
Sumário

René Descartes ................................................................................. 3
Método da dúvida................................................................................. 3
Método cartesiano ................................................................................. 4
Dualismo ............................................................................................. 5
História ............................................................................................. 6
Conclusão............................................................................................. 7
Bibliografia ............................................................................................ 8

René Descartes

René Descartes (La Haye en Touraine, 31 de março de 1596 – Estocolmo, 11 de fevereiro de 1650[1]) foi um filósofo, físico e matemático francês.Durante a Idade Moderna também era conhecido por seu nomelatino Renatus Cartesius.Notabilizou-se sobretudo por seu trabalho revolucionário na filosofia e na ciência, mas também obteve reconhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebra com a geometria - fato que gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome. Por fim, ele foi uma das figuras-chave na Revolução Científica.
Descartes, por vezes chamado de "o fundador dafilosofia moderna" e o "pai da matemática moderna", é considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental. Inspirou contemporâneos e várias gerações de filósofos posteriores; boa parte da filosofia escrita a partir de então foi uma reação às suas obras ou a autores supostamente influenciados por ele. Muitos especialistas afirmam que a partir de Descartesinaugurou-se o racionalismo da Idade Moderna. Décadas mais tarde, surgiria nas Ilhas Britânicas um movimento filosófico que, de certa forma, seria o seu oposto - o empirismo, com John Locke e David Hume.

Método da dúvida

A dúvida metódica é um instrumento metodológico com que o filósofo francês Descartes procurou chegar à prova da existência de verdades absolutas, logicamente necessárias ede reconhecimento universal, tal como exige a defesa do Dogmatismo por ele preconizada e defendida, na questão da possibilidade do conhecimento. Este método consistia da filtragem de todas as suas ideias, eliminando aquelas que não se afigurassem como verdadeiras e fossem dúbias, e apenas retendo as ideias que não suscitavam qualquer tipo de dúvida.
Descartes para dar seguimento a este processoisolou-se no seu quarto durante vários dias em profunda reflexão. Réne Descartes sendo dogmático ou seja, acreditando na possibilidade de conhecer a realidade e apreender mentalmente as suas características, apenas usou o processo da dúvida, enquanto método para atingir o fim da descoberta de verdades absolutas, não se podendo associar-lhe ou conceder-lhe o estatuto de céptico, ou seja da correnteoposta que nega a possibilidade de conhecer qualquer parte integrante da realidade.
Assim sendo, com a dúvida a ser utilizada apenas temporariamente como método, a máxima associação que podemos fazer a Descartes com o cepticismo é considerando-lhe um ceptico moderado durante esta fase despoletada pelo seu processo de reflexão. Descartes afirmava que, para conhecer a verdade, é preciso, de...
tracking img