Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 RESUMO DO CAPITULO II DO LIVRO PENSAMENTO A EDUCAÇÃO NOS TEMPOS MODERNOS DE MARIA LUCIA SPEDO HILSDORF.

O “outro” intelectual dos séculos XV e XVI: magos, ocultista e naturalista. Lendo no livrodo mundo as “pegadas do Divino”. Conhecimento natural como concepção anímica do universo e práticas operatórias místicas. O mundo racional dos naturalistas. A ruptura de Galileu: matematização domundo.

Para Garin o intelectual é frequentemente um filósofo – humanista e mago ocultista, o entendimento do termo filósofo já era comprovado no período renascentista.
Durante o Século XVI, oconhecimento cabalístico assumiu cada vez mais um caráter operatório, os magos são vistos como conhecedores das forças misteriosas que regulam a vida do universo, com isso o homem tem a permissão de intervirno mundo natural. Um dos traços mentais do intelectual do século XVI e a revalorização da magia.
Paracelso (1493-1541) tem o traço mental e cultural dos filósofos magos ocultista. Praticava medicinacomo uma arte natural baseada na astrologia e da alquimia. Para aos filósofos - magos de inspiração Neoplatônica a visão do mundo não teológico tem dois significados, adquirir uma concepção anímicado mundo e realizar uma pratica mística. Durante o período renascentista a visão do mundo no ponto de natural conheceu outro modo de olhar o dos Neoristotélicos.
Pomponazzi e um dos intelectuaisrenascentista que era ligado ao grupo dos Neoristotélicos de Pádua, Pomponazzi acreditava que a alma do homem não é imortal e possui também a marca da excepcionalidade nas suas ideias.
Galileu (1564-1642) foi o primeiro que apresentou uma mudança na visão naturalista da natureza. Galileu questiona a investigação racional do universo dos naturalistas. Para ele o conhecimento da natureza acontecequando se apresenta uma unidade de medida elaborada matematicamente.
No inicio do século XVII Galileu mostra uma nova demonstração do intelectual, que foi marcada pela interrupção com a tradição...
tracking img