Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1024 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE 1

1. Com base no texto apresentado, qual o motivo prático que levou os gregos a inventarem a filosofia, uma forma de saber que pretende ser neutra, objetiva, universal, única, distinta da religião e do senso comum?

R- Por terem sido o primeiro povo que, ao tentar resolver seus problemas, o fez como se estivesse resolvendo os problemas de todos os seres humanos, de todos os povos,para todo os tempos , o que torna os gregos os inventores da filosofia.

2. Procure descrever o que se entende por filosofia no senso comum. Pergunte a algumas pessoas conhecidas, e verifique qual a diferença com o conceito que os gregos deram à filosofia.

R- Filosofia no senso comum são conhecimentos que não nasceram de reflexões profundas ou seja são conhecimentos superficiais. O sensocomum e caracterizado pela imperfeição, incoerência.
No início a filosofia tem seu sentido etimológico de “amor a sabedoria” que com o passar dos tempos passou de designar não apenas o amor ou a procura da sabedoria, mas um tipo especial de sabedoria, que nasce do uso metódico da razão, da investigação racional em busca do conhecimento.
Assim, a diferença entre o conceito que os gregos deram afilosofia é justamente a evolução do sentido o saber racional do mundo diferente do saber racional do mundo diferente do saber fantasioso, irracional, incoerente e impreciso.

3. Qual a comparação que podemos fazer entre a filosofia e a ciência moderna, que também defende, tantas vezes, a neutralidade e a objetividade?

R- Tanto a ciência quanto a filosofia se baseiam na razão, ambos partem deuma fundamentação racional.Entretanto a filosofia mantém como características a pretensão de conhecer o todo como tal, o estudo dos ,”porquês”, enquanto a ciência (moderna) nasce e se consolida como o conhecimento da realidade a partir do estudo das partes e enquanto estudo do “como” da realidade. o, a ciência é, sobretudo, um método de investigação, uma lógica geral empregada para garantir umacerteza maior e até infalível, uma objetividade, uma imparcialidade ou neutralidade, para estabelecer melhor uma relação entre causas e efeitos, em suma, para responder de forma mais precisa às perguntas formuladas pelos estudiosos

4. Identifique as grandes características de cada período histórico da filosofia, tendo por base a ideia de que os antigos são fisiocêntricos, os medievais sãoteocêntricos e os modernos são
antropocêntricos.

R-
Filosofia Antiga:
-Foi dividida em três fases: o período pré-socrático ou cosmológico, período socrático ou antropológico, período helenístico ou Greco-romano;
-Introdução do pensamento cristão

Filosofia Medieval:
- A estreita relação entre filosofia e religião, ou melhor, entre filosofia e teologia;
- A forte presença de Aristóteles emtodos os campos do pensamento teórico (lógica, ética, metafísica)
- Relação entre razão e fé;
- Existência e natureza de Deus;
- Fronteiras entre o conhecimento e a liberdade humana;
- Individualização das substâncias divisíveis e indivisíveis.

Filosofia Moderna:
-Presença do movimento renascentista;
-Presença do Iluminismo;
-Surgimento de vários filósofos e pensamentos
-Pensamento críticoe moderno(capacidade de tomar as próprias decisões)
-Individualismo, a tendência a descuidar da tradição para acentuar o caráter pessoal do próprio pensamento:

5. Em que medida poderíamos dizer que hoje em dia há pessoas que vivem de modo antigo, de modo medieval, ou de modo moderno? Faça-o com exemplos.

R- Contextualizar sobre as pessoas que vivem de modo antigo medieval e moderno não étão difícil, uma vez que nos mesmos, sem nem prestar atenção nos posicionamentos. Ora de maneira antiga , ora com uma conduta moderna e ora com comportamento medieval.
Podemos dizer num pensar socrático que nos dias atuais muitos de nós vivemos na Idade antiga na medida que questionamos o mundo ao nosso redor,as questões sociais os problemas que nos atinem diretamente enquanto cidadãos.
Assim...
tracking img