Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2124 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina de Filosofia 11ºan
A gnosiologia
1. Identificar e analisar os problemas relativos ao conhecimento: origem, possibilidade, natureza ou essência do conhecimento.
A gnosiologia é a área da filosofia que interpreta a atividade cognoscitiva. Trata dos problemas relativos á fundamentação do conhecimento humano.
A filosofia aglutina três núcleos problemáticos: -natureza, -origem,-limites do conhecimento.
A natureza tenta estabelecer os fundamentos do conhecimento, colocar o problema da natureza é determinar se o ser humano tem acesso às coisas e acontecimentos, ou á imagens/ representações dos mesmos.
A origem coloca o problema da fonte do conhecimento. É tentar saber se a base originária das nossas ideias são as capacidades sensoriais, racionais ou ambos.
O problema doslimites é direcionado para determinar se é possível ao ser humano obter um conhecimento verdadeiro e em que domínio o pode obter. O problema aponta para indagar se é possível ao homem conhecer alguma coisa com verdade.
2. Clarificar as respostas aos problemas do conhecimento.
Para responder ao problema da origem, segundo a interpretação racionalista, as ideias fundamentais para o conhecimentohumano são inatas, isto é, originárias da razão. A mente humana é composta por ideias que ao longo do tempo vão sendo desenvolvidas. No entanto, o empirismo defende que todos os conhecimentos provêm da experiência sensível. A mente humana é á nascença “uma tábua rasa”, desprovida de quaisquer caracteres. Deste modo todas as ideias que existem na mente provêm de experiência sensível. Para osempiristas, a ideia central é que nada está no pensamento que não tenha estado primeiramente nos sentidos.
Para responder ao problema dos limites, o dogmatismo assenta na posição natural do espirito humano que assenta em três pilares: a realidade existe; o homem pode conhecer a realidade; não há limites para as capacidades cognoscitivas do sujeito. Os dogmáticos assumem a atitude de não duvidar aexistência das coisas e da possibilidade de serem conhecidas. Por outro lado os céticos defendem que nada se pode conhecer com verdade. Logo o mais sensato é duvidar do que nos aparece. Não se pode afirmar nenhum conhecimento como infalivelmente verdadeiro. A sua atitude é defender que é impossível atingir quaisquer certezas.
Teoria explicativas do conhecimento

1. Esclarecer o projeto cartesianoda fundamentação do saber.
Descartes questionou se sabemos de facto o que julgamos saber. Este é o problema da validade do conhecimento e o ceticismo consiste em dar-lhe resposta negativa.
Os céticos declaram que as nossas pretensões ao conhecimento não são válidos ou seja que o conhecimento não passa de uma ilusão e que portanto nada sabemos. Os céticos não negam que exista conhecimento áposteriori, mas pensam que recorrendo unicamente á razão ou pensamento podemos obter conhecimento factual e genuíno.
A grande finalidade da filosofia cartesiana é mostrar que os céticos estão enganados e por isso propõe um método para se obter um conhecimento certo infalivelmente justificado: para obtermos a certeza temos que encontrar um fundamento inteiramente seguro para o conhecimento.
2.Justificar a dúvida como ponto de partida para o conhecimento.
Para atingir a verdade tem de ser aplicado um rigor facilmente acessível ao intelecto do ser humano para que este possa ser orientado. O método cartesiano é aplicado coma dúvida como instrumento de trabalho, com ela pretende-se chegar a uma verdade indubitável e que serve como estrutura para a filosofia. Há que encontrar crenças ouconvicções que possam ser colocadas em dúvida a partir das quais seja possível justificar infalivelmente outras crenças ou convicções. O fundamento seguro do conhecimento é encontrado recorrendo á dúvida. Examinamos as nossas crenças e consequentemente podemos determinar se podemos coloca-las em duvida. Rejeitamos todas as crenças criando a maior dúvida. Dúvida metódica (instrumento do método)....
tracking img