Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (906 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Codependência é um termo da área de saúde usado para se referir a pessoas, geralmente parentes, fortemente ligados emocionalmente a uma pessoa com séria dependência física e ou psicológica de umasubstância (como álcool ou drogas ilícitas ou com um comportamento problemático e destrutivo (como jogo patológico ou um transtorno de personalidade). É um fato conhecido que a dependência patológicacausa grande impacto e sofrimento na vida das pessoas próximas, mas poucos percebem como a codependência é altamente prejudicial para ambas as partes envolvidas. Ao invés de ajudar o dependente amelhorar, certos tipos de codependentes acabam reforçando o comportamento patológico.
O codependente acredita que sua felicidade depende da pessoa que tenta ajudar, e assim se torna dependente deleemocionalmente, procurando ajudá-lo seja sendo excessivamente permissivo tolerante e compreensivo com os abusos do outro, seja sendo excessivamente controlador perfeccionista e autoritário. É comum que ocodependente coloque as necessidades do outro, acima de suas próprias. É comum que desenvolvam duplo vínculo.

Características:
"Muitas vezes, pensamos que somos a melhor pessoa do mundo porqueagradamos aos outros e não a nós mesmos.
Interrompemos nossas atividades para atender ao chamado alheio. Fazemos sempre mais do que os outros nos pedem, e, habilidosamente, antecipamos seus desejos eabrimos mão dos nossos com extrema facilidade. Depois, ficamos chateados quando os outros não fazem o mesmo por nós! ".
• Considerar-se e sentir-se responsável por outra(s) pessoas(s) – pelossentimentos, pensamentos, ações, escolhas, desejos, necessidades, bem-estar, falta de bem-estar e até pelo destino dessas(s) pessoa(s).
• Sentir ansiedade, pena e culpa quando a outra pessoa tem um problema.
•Sentir-se compelido – quase forçado – a ajudar aquela pessoa a resolver o problema, seja dando conselhos que não foram pedidos, oferecendo uma série de sugestões ou equilibrando emoções.
• Ter...
tracking img