Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (327 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como é possível, em uma dada cultura, conciliar tradição e ruptura? Explique e dê exemplos?
preciso de outra tbm essa ai:
“Um dia em pleno sertão goiano, este cronista saiu em busca de umgrupo de índios aapenaisacampados em local distante, para com eles completar seus estudos etnográficos, quando o guia e companheiro de viagem, Aldírio, perguntou no meio daquele mundãorosiano ( denominação dada ao autor João Guimarães Rosa –Grande Sertão Veredas), feito de areia, sol e céu azul: “Mestre Roberto – disse ele com os olhos brilhantes de ironia – se eu lhe deixasseaqui, o senhor saberia voltar para a aldeia? “é claro que não!”, respondeu em eu meu sobressaltado pelo potencial agressivo da questão e já querendo entrar em pânico. “pois é como eu digo,cada um é doutor no seu ramo. O senhor na escrita e na leitura, e eu no caminhar pelo sertão, no selar dos cavalos, no cozinhar e no saber dos caminhos. Ninguém – concluiu meu companheiro deviagem - é doutor em tudo! (Roberto Damatta)
1.O antropologo roberto da mata relata a conversa que teve com seu guia quando fazia a pesquisa de campo. Explique como a fala do guia que oconceito de cultura vai além do sentido comum que costuma atribuir á "Pessoa culta"

Questão 01: A cultura é algo arraigado na mente das pessoas. Na minha opinião pessoal, não há conciliação entreelas, pois se houve ruptura, então essa cultura já não é aquela que foi passado de seus antepassados. (me refiro às culturas tradicionais)
A respeito da cultura de uma grande cidade,envolvida num ambiente globalizado, esta sim está sujeita a "ruptura", porém neste caso, a "ruptura" é entre aspas, pois já não é uma ruptura e sim algo para somar dentro dela.

Questão 02: Oguia expressa que o conhecimento de mundo, não se atribui somente as ciências em geral... ele demonstra que o conhecimento é conquistado através das origens (ou seja através da sua cultura)
tracking img