Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1840 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
F I L O S O F I A

Os Sofistas

01 – Em contraste com o período pré-socrático, marcado por reflexões cosmológicas, qual foi a grande preocupação do período que se inicia com os sofistas?

R.: Sua preocupação filosófica se voltava para o homem e a vida em sociedade; as questões que ocuparam os pré-socráticos, dirigidas para a natureza e a essência do universo, foram colocadas em segundoplano.

02 – Caracterize os sofistas e o que favoreceu o seu surgimento.

R.: A necessidade de se expressar bem, juntamente com a importância que foi dada ao individuo, naquele período concebido como o senhor de seu destino, favoreceu o surgimento de um grupo de filósofos chamados sofistas, que dominavam a arte da oratória, isto é, o uso habilidoso da palavra.

03 – “O homem é a medida de todasas coisas”. Que relação você pode entre essa frase de Protágoras e a concepção de verdade dos Sofistas?

R.: Para os sofistas, tudo devia ser avaliado segundo os interesses do homem e de acordo com a forma como este vê a realidade social. Isso significa que, segundo essa corrente de pensamento, as regras morais, as posições políticas e os relacionamentos sociais deveriam ser guiados conforme aconveniência individual. Para esse fim, qualquer pessoa poderia se valer de um discurso convincente, mesmo que falso ou sem conteúdo. Os sofistas usavam, de fato, complicados jogos de palavras velhas, trocadilhos, raciocínios sem lógica, todos os recursos do discurso para demonstrar a “verdade” daquilo que se pretendia alcançar. Esse tipo de argumento ganhou o nome de sofisma.

Sócrates de Atenas04 – Quais seriam as semelhanças e diferenças fundamentais entre Sócrates e os Sofistas.

R.: Quanto às diferenças: 1) Sócrates não cobrava pelas suas lições e os sofistas cobravam muito. 2) Sócrates, por meio de sua ironia e do seu método dialético ou maiêutico, demonstrava ser menos do que um amigo do saber, menos do que um filósofo, porque, sendo o que julgávamos saber apenas doxas,falsas opiniões alçadas como suposto saber, o que restaria seria apenas a angústia primordial do nada-saber Os sofistas, por sua vez, como o nome já diz, seriam propriamente os sábios. Recusam a postura humilde dos filósofos, humildade nem sempre socrática e virtuosa, mas carregada de falta de ímpeto para o saber. 3) Uma terceira diferença é uma variação sobre o que já falei acima: para Sócrates,destruídas as doxas, as falsas definições de amor e de justiça, nada mais restaria para o filósofo senão as ocupações domésticas ou tomar um bom banho de rio. Para os sofistas, resta a erística, que é a arte da persuasão, a arte de parecer que se teria razão, da qual foram os primeiros mestres.

Quanto às semelhanças: Da análise das diferenças entre a filosofia de Sócrates e a dos sofistas deriva-seuma nova semelhança: nem Sócrates nem os sofistas eram filósofos.

05 – Explique as duas grandes fases do diálogo crítico de Sócrates com seus interlocutores.

R.: A filosofia de Sócrates era desenvolvida mediante a dialética (diálogo crítico), o qual pode ser dividido em dois momentos básicos: Refutação e ironia: Sócrates interrogava seus interlocutores sobre aquilo que pensavam saber.Seu objetivo era fazê-los tomar consciência profunda de suas próprias respostas, muitas vezes repletas de conceitos vagos e imprecisos. Maiêutica: Etapa em que Sócrates propunha uma nova série de questões, com o objetivo de ajudá-los a conceber ou construir suas próprias ideias. Maiêutica, palavra de origem grega que significa “ciência ou arte do parto”, ou seja, a obstetrícia.

06 – Que fezSócrates para ser considerado um elemento perturbador da democracia ateniense? Comente.

R.: Como não fazia distinção entre seus interlocutores e questionava tudo, foi considerado uma ameaça social, um subversivo. Recebeu a acusação de ser injusto com os deuses da cidade e de corromper a juventude. Foi condenado a beber cicuta, veneno mortal extraído de uma planta de mesmo nome.

Platão de Atenas...
tracking img