FILOSOFIA

Páginas: 3 (571 palavras) Publicado: 1 de junho de 2014
Na verdade há mais semelhanças do que diferenças. O liberalismo é uma doutrina econômica liberal surgida no século XVIII que se estendeu até 1929. Dentre seus teóricos se destaca Adam Smith(1723-1790), essa doutrina correspondia às espectativas do capitalimo industrial e seu príncipios eram:

liberdade individual
direito à propriedade privada
respeito à livre iniciativa e à livreconcorrência.

O neoliberalimo (novo liberalismo) é do século XX, por volta de 1970 o modelo do Keynesiano começa a dar lugar as antigas ideias do liberalismo. O objetivo principal do Neoliberalismo erapromover o aumento da circulação de mercadoria no mundo. Seus principais incentivadores foram Margaret Thatcher e Ronald Reagen. Seus princípio básicos são:

Estado mínimo, o Estado deve interferir omínimo possível na economia, de preferência como regulador;
políticas de privatizações;
abertura econômica.

De forma cronológica simplificada podemos fazer o seguinte apontamento:Liberalimo→Keynesianismo→Neoliberalismo


Doutrina q advoga a Liberdade individual, política e econômica, e reforma sociais progressivas. Embora os liberais se oponham ao dogma e a uma intervenção estatalexcessiva, defendem que o governo deve desempenhar um papel no capitalismo e na promoção do bem-estar social. Há aspectos da tradição liberal que foram cruciais para o desenvolvimento da democracia..Recentemente, representa a ênfase nos aspectos econômicos de um governo em detrimento de políticas mais amplas que procurem corrigir os desequilíbrios na distribuição de renda e riqueza de uma sociedade.
Osgrandes debates do liberalismo contemporâneo são animados por uma preocupação central: a do pluralismo. A existência de uma multiplicidade de valores e identidades nas sociedades liberais-democratascoloca um problema premente: o da legitimação sistémica. A pergunta central da teoria politica liberal tem sido esta: como formular e implementar novos princípios unificadores face ao problema...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • filosofia
  • filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!