Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 47 (11521 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Anhanguera
Polo Juazeiro do Norte-Ce
Curso Serviço Social








FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL

(Atividades Práticas Supervisionadas)











Aluna: Vanessa Lima Santos

Ra: 401746

Tutora a Distância: Cleide Aparecida Dos Santos











Juazeiro do Norte-Ce, 28 de Setembro de 2012.

RELATÓRIO 01

A atual visão do mundo em queVivemos e um tanto hipócrita, Todos os dias somos confrontados com uma realidade obscura, essa mesma realidade que não queremos que exista mas que principal via deste mundo, do mesmo modo que a Lua possui um lado brilhante, este mundo real apresenta visões obscuras, criadas pela expansão e a evolução do homem, principalmente no pós-capitalismo. Pois, foi a partir do mundo moderno e da implantaçãodo capitalismo que o homem passou a vislumbrar com maior intensidade as práticas maléficas para a sociedade, através de ações cruéis nas questões políticas, sociais e econômicas que vivemos até hoje. Por outro lado, sempre será um alento sabermos que os horrores que vivemos atualmente, possam ser finalmente suprimidos pela elevação da humanidade a um novo patamar de cultura e de vida. Chegado estemomento, poderemos pelo menos repor as utopias sobre bases reais e viver igualitariamente. E relembrar as ilusões dos inocentes que, mal ou bem, foram as fontes em que se embasaram os sonhos dos justos. Sonhos que alimentaram as lutas por um mundo melhor. Vemos muitos discursos vazios e uma luta árdua pelo poder e pelo capital, a vida do homem se resumiu nesses dois pilares e os valoreshumanistas se tornaram sem sentido, homens e mulheres são explorados, como produto das relações sociais em que vivem, impondo suas normas através da violência.
Podemos dizer que ser humano são pessoas dotadas de inteligência, razão e raciocínio, mais no mundo atual a vida em sociedade traz em seu contexto a disputa pelos bens, disputa essa que jamais se acabará, pelo simples fato de cada ser humanoconstituir um universo próprio de desejos maternais, universo este que onde a necessidade de regras gerais é estabelecer limites que possibilitem a não invasão dos direitos individuais. Quando falamos em ser humano, em individualidade e em sociedade, não podemos deixar de falar, também, em Liberdade, Igualdade e Fraternidade, uma realidade que somente poderá ser constitucionalizada num documento em quea universalidade social se identifique e assuma suas prerrogativas de autodeterminação onde a divisa esvaziada de sentido por indivíduo que desrespeitam os direitos humanos. A igualdade não anula as diferenças, mais reconhece a humanidade que dignifica o ser humano, qualquer que ela seja, em contexto de integração ou excluído dos padrões ditos e normais,um país que nega a diversidade que ocaracteriza, recusa o direito á integração e escolhe quem pode ser cidadão de direito, não conhece o significado das palavras.
Viver em sociedade é algo que não envolve desafios, superações, exercícios de tolerância, mas tendo em vista que as perspectivas são múltiplas, é importante lembrar que não se resume em atender as suas necessidades materiais que o ser humano precisa da companhia de seussemelhantes, ele não conseguem viver isoladamente, o homem é o único animal que durante vários anos depois do nascimento não consegue obter sozinho seus alimentos é no decorrer de nossas vidas que vamos desenvolvendo uma série de habilidades para nos relacionar com o mundo que nos cerca e que acreditam que viver em sociedade é uma tarefa desafiadora e árdua. Viver em sociedade é um desafio diário,onde pessoas e grupos sociais estão sujeito a normas e regras, que podem estar escritas ou não. As normas e regras compõem a cultura de uma sociedade. Mas há muitos outros elementos formadores da cultura: as crenças, as artes, a música, as formas de se produzirem mercadorias e de se relacionar com a natureza. A vida em sociedade fica mais fácil quando entendemos que dependemos uns dos outros para...
tracking img