Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1186 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCRAVATURA DOS NEGROS.

A escravidão existe há muito tempo, desde o tempo da pré-história quando tribos inimigas guerreavam entre si na busca por alimento ou visando conquistar novos territórios, em busca de poder. Onde a tribo vencedora transformava os inimigos capturados em escravos. Em outros lugares a escravidão era forma de pagamento de dividas, quando uma pessoa não conseguia pagar o quedevia a outra ela se oferecia sua força de trabalho como forma de pagamento, assim o devedor perdia o direito de sua própria vida e trabalhava em condições sub-humanas sem receber nada em troca até pagar o que devia com sua mão de obra escrava. A escravidão existiu na antiguidade em diversas civilizações, até nas consideradas desenvolvidas: como na egípcia, grega, romana etc..
Todos os povosindependentemente de sua raça eram escravizados. Não existia nenhuma repugnância por raça, principalmente no que refere aos negros. Alguns acontecimentos evidenciam esse pensamento como; nenhuma evidência de manifestações de repugnância contra os negros africanos no Império Romano, casamentos realizados entre israelitas e amoritas, hititas ou jebuseus (MELLO 2003).
Porém a distinção entre castas daÍndia é um fato importante que deve ser colocado em questão, quando se fala em preconceito e escravidão, pois ela ocorreu por motivo de diferença de raça, onde as castas inferiores descendem de povos conquistados. A maioria dos estudiosos da historia antiga argumentam que as castas são a imposição dos conquistadores arianos que não queriam misturar seu sangue com os povos que ali se localizavam.Casta na língua sânscrita que dizer “varna” que significa COR. Na concepção religiosa o criador fez os homens e os povos, por cores diferentes e deu a cada um uma tarefa diferente de servidão. Essa ideia é semelhante ao da Bíblia que era utilizado pelos escravizadores para influenciar e justificava a escravidão utilizando da seguinte frase: “Maldito seja Canaã, ele será o servo dos servos de seusirmãos”. (MELLO, 2003). Com isso podemos relacionar a forte influência que a religião exerceu para a escravidão de povos da antiguidade. Onde a minoria dominante explorou as minorias indefesas, distorcendo elementos da religião ao seu favor.
Embora existam alguns fatos que possam estar ligado com o preconceito contra a raça negra, como os que citados acima, a inversão de valores religiosos, écomplicado afirmar quando surgiu e qual sua origem de fato. Segundo Mello (2003, p. 19): “não temos fontes seguramente claras da existência de sentimento racistas inspirados na diferença de cor antes dos tempos modernos”.
Com os descobrimentos não foram somente descobertos “novos mundos”, mas novas maneiras de submeter os seres humanos ao trabalho escravo. Shohat; Stam (2006, p. 120) afirma que:“[...] foi penas com o advento do colonialismo e do capitalismo que a escravidão se tornou moderna, industrializada, ligada a um modo de produção econômica e a uma ideologia sistemática de superioridade racial”.
A questão da escravatura contra os negros é muito complexa, difícil distinguir aspectos exatos que deram origem a escravidão dos negros. Uma das hipóteses, é que em busca por expansão,conquistas territoriais em nome das missões religiosas ou apenas por ambição dos cristãos ocasionou a escravidão de nativos das regiões conquistadas como os índios na América e os negros na África. Eram chamados de gentios e infiéis. Os conquistadores utilizavam um documento papal que decreta que a terra pertence a Cristo, e o Vigário de Cristo tem direito de apropriar se de tudo que não pertence aocristão, logo os “infiéis” não podia ser proprietários de suas terras. Mello (2003, p.21) aponta que: “A congregação da difusão da fé empenhou-se religiosamente na conquista dos “gentios” e “infiéis”. Consequentemente, assistiu-se uma verdadeira caça aos infiéis, e a toda uma série de barbaridades”. Nesse contexto o preconceito contra os negros foi muito mais de ordem religiosa de que racial,...
tracking img