Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (546 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
Departamento de Educação

A filosofia da educação na formação e na prática do educador

SÃO PAULO
2012



A filosofia da educação na formação ena prática do educador

Trabalho apresentado ao Professor Flávio para a composição de nota na disciplina Filosofia da Educação do curso de Pedagogia. Turma 1º semestre A sala 2 Noturno. Campus SantoAmaro.

SÃO PAULO
2012

1- Segundo a visão de Severino, o Mito do Édipo está ligado à relação de poder e conhecimento que sempre se estabeleceu através dos tempos. Durante toda a história, édetentor de poder aquele que tem conhecimento, e por isso, se estabelece como detentor de riquezas. Talvez por isso, até hoje é negado às classes mais pobres uma educação de qualidade. É Muito maisfácil aos poderosos continuar a enganar pessoas que não têm instrução ou que têm uma noção distorcida da realidade.
O conhecimento está ligado ao poder em vários sentidos. Não somente ao poderautoritário, Ele também nos dá o poder de nos libertar das manipulações ideológicas. Ao adquirirmos conhecimentos e refletimos sobre a sociedade que nos cerca, também temos o poder de nos libertar dasideologias e da ignorância, quebrando a regra: - opressor/detentor de conhecimento- –oprimido/ignorante.

2- O essencialista busca a perfeição, o homem é um ser educável. Sua educação é vista como paidéiaque era a formação integral do homem, através de recursos pedagógicos e culturais com destaque na formação filosófica que tem uma visão essencialista do homem.

O naturalista tem uma visãoantropológica que o homem faz parte da natureza- física, e submetem as mesmas leis que presidem à vida orgânica e a matéria. O homem é apenas um ser vivo como os demais. A realidade do homem passa a ser maisvalorizada, a perfeição de qualquer se vivo é viver mais e melhor, termais vida, dando boas condições para o corpo manipulando a natureza é segurar sua própria plenitude orgânica e vital.

O...
tracking img