Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3013 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – Pólo Roseira
Curso: Pedagogia




Jéssica F. Mercadante da Silva, RA: 372555
Tânia Mara Martins Goulart, RA: 372730
Tatiana Ribeiro Constantino, RA: 372735
Waldenice Ramos Nogueira, RA: 379994




Fundamentos Filosóficos da Educação
Potiguara Acácio Pereira








Roseira – SP
Data: 20/09/2012
INTRODUÇÃO


Filosofia é o estudo deproblemas fundamentais relacionados a existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais estéticos, à mente e à linguagem, filosofia é uma palavra grega, que significa “ amor à sabedoria”.


A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA NA COMPREENSÃO DA SOCIEDADE E DO MUNDO EM QUE SE VIVE


A filosofia foca questões da existência humana, mas diferentemente da religião, não é baseada na revelação divina ou nafé e sim na razão. Desta forma, a filosofia pode ser definida como a análise racional do significado da existência humana, individual e coletivamente, com base na compreensão do ser. Apesar de algumas semelhanças com a ciência, muitas das perguntas da filosofia não podem ser respondidas pelo empirismo experimental. A Filosofia e de relevante importância para a sociedade uma vez que trata de visao desenvolvimento do pensamento humano, em grande parte do desenvolvimento do pensamento humano e com a filosofia que aprendemos a pensar e nos tornarmos seres pensantes e questionadores.
“A filosofia do conhecimento inclui a lógica e a epistemologia, enquanto filosofia de trabalho está relacionada a questões como a ética comum”.


AS DIFICULDADES DA IMPLANTAÇÃO DA FILOSOFIA


Citando asideias do professor e filósofo Paulo Ghiraldelli (apud MARTINO, 2006, p. 41) "as questões filosóficas estão presentes no cotidiano das pessoas desde cedo, até mesmo, em frequentes perguntas que as crianças fazem aparentemente simples". Para compreendê-las, o professor precisa utilizar a filosofia como eixo de trabalho em suas aulas, de forma a colaborar no estabelecimento de melhores relaçõeshumanas mediante um processo dialogal entre professor e aluno.

Enquanto disciplina significativa para o desenvolvimento crítico-reflexivo, a Filosofia envolve a própria capacidade de expressar seus pensamentos, sentimentos, opiniões, valores e atitudes que estimulam o educando a participar ativamente das relações sociais, buscando evidenciar a importância dos mesmos para a vida. A partir do estudo daFilosofia busca-se enriquecer a prática educativa para o pensar reflexivo, possibilitando ao professor desprender-se de certas ações conteudistas e repensar novas e melhores formas de realizar sua prática pedagógica proporcionando meios para uma educação crítica que coloca o aluno em sintonia com o que está a sua volta, não como mero espectador, mas como atuante e participante na sociedade. Nessecaso, vê-se o essencial papel da disciplina para um pensar crítico da realidade em que vive, relacionando fatos cotidianos a conteúdos estudados.
A presença da Filosofia na escola gera, tanto no professor quanto nos alunos reais mudanças de comportamento que contribuem para a elevação da autoestima e até perda de ações agressivas, levando a comunidade escolar a refletir sobre o respeito àindividualidade dos outros. Assim, quando a filosofia é ensinada através do diálogo investigativo como se propõe o Centro de filosofia para Crianças Educação para o Pensar, a tendência é que as crianças tornem-se mais críticas, criativas e sensíveis ao contexto em que vivem. A filosofia para crianças serve também para prepará-los educando ao exercício da cidadania no qual se reforça a importância derespeitar os outros, respeitar regras previamente estabelecidas necessárias para a vida em comunidade.
Dessa forma, é notório afirmar que a escola não é apenas mero edifício, no qual existe apenas espaço físico, material, humano, mas, um ambiente de convívio, desporto cultura, troca de experiências e, até mesmo, experimentação. Para tanto, não basta apenas introduzir uma disciplina no currículo...
tracking img