Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (506 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Que quer dizer a palavra filosofia? Que sentido lhe deu Pitágoras de Samos?
. A palavra filosofia é grega, é composta de duas outras: Philo e Sophia. Philo significa amizade, amor fraterno,respeito entre os iguais, Sophia quer dizer sabedoria. Filosofia, significa portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber.
. Pitágoras de Samos foi o inventor da palavra Filosofia.Pitágoras teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos.

2. Qual a diferença entre mito e Filosofia?
Podemosapontar três como as mais importantes:
1- O mito pretendia narrar como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, longínquo e fabuloso, voltando-se para o que era antes que tudo existissetal como existe no presente. A Filosofia, ao contrário, se preocupa em explicar como e por que, no passado, no presente e no futuro (isto é, na totalidade do tempo), as coisas são como são;
2- Omito narrava a origem através de genealogias e rivalidades ou alianças entre forças divinas sobrenaturais e personalizadas, enquanto a Filosofia, ao contrário, explica a produção natural das coisas porelementos e causas naturais e impessoais.
O mito falava em Urano, Ponto e Gaia; a Filosofia fala em céu, mar e terra. O mito narra a origem dos seres celestes (os astros), terrestres (plantas,animais, homens) e marinhos pelos casamentos de Gaia com Urano e Ponto. A Filosofia explica o surgimento desses seres por composição, combinação e separação dos quatros elementos – úmido, seco, quente efrio, ou água, terra, fogo e ar.
3- O mito não se importava com contradições, com o fabuloso e o incompreensível, não só porque esses eram traços próprios da narrativa mítica, como também porque aconfiança e a crença no mito vinham da autoridade religiosa do narrador. A Filosofia, ao contrário, não admite contradições, fabulação e coisas incompreensíveis, mas exige que a explicação seja...
tracking img