Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (532 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo e debate sobre: “O que é Filosofia”



1- De tudo se trata, pode-se dizer, ou se tem tratado na "Filosofia", e até os mesmos assuntos, ou aparentemente os mesmos, são considerados emperspectivas de tal modo apartadas uma das outras que não se combinam e entrosam entre si, tornando-se impossível contrastá-las. Para alguns, essa situação é não apenas normal, mas plenamentejustificável.
Nessa parte, ele diz que filosofia trata-se de tudo, mas têm-se várias posições sobre o mesmo assunto, ou assuntos parecidos, e isso é normal e até justificável.

2-A Filosofia seria issomesmo: uma especulação infinita e desregrada em torno de qualquer assunto ou questão, ao sabor de cada autor, de suas preferências e mesmo de seus humores.

3- E já se afirmou até que a Filosofianão passava de uma "ginástica" do pensamento

O autor informa que alguns pensam dessa forma sobre filosofia, mas ele não concorda.

4-Há sem dúvida um terreno comum onde a Filosofia, ou aquilo quese tem entendido como tal, se confunde com a literatura.
O autor informa que a filosofia é comparada a literatura por causa dos sentimentos que essa traz a pessoa, como sentir-se “viajando”...Masafirma que a filosofia não consiste apenas nisto, e enfatiza que esse modo não é a principal arte da filosofia e nem a maior.
5- Existirá contudo esse objeto central e legítimo de toda a especulaçãofilosófica, um denominador comum que embora disfarçado e mal explícito, orienta mais ou menos inconscientemente aquela especulação? Acredito que sim, e a sua determinação constituitarefa necessária e preliminar da indagação filosófica; e, certamente, mesmo que não chegue logo a uma precisão rigorosa (se é que ela é possível), será por certo de resultados altamente fecundos.6-Até mesmo o séc. XVIII, e talvez o seguinte, Filosofia ainda se confundia com Ciência; e das filosofias particulares (como por exemplo a "filosofia química", que não é senão a nossa Química,...
tracking img