Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Preconceito e Discriminação

É comum confundirmos discriminação e preconceito.
No dicionário Aurélio, a definição de preconceito é idéia preconcebida. Na segunda acepção é suspeita, intolerância,aversão a outras raças, credos, religiões.
Já discriminação é ato ou efeito de discriminar. Tratamento preconceituoso dado a certas categorias sociais, raciais, etc.
Analisando, então, podemosdeduzir que o preconceito pode permanecer só no aspecto interno. Sem que tenha uma correspondência na prática. Pode não se materializar nas ações.
A discriminação decorre do preconceito, fazendo com quedeterminados segmentos, grupos ou atividades sejam excluídos ou estigmatizados.
Uma forma corriqueira de discriminação é aquela referente ao nível social, à raça, religião, opção sexual.

Justiçarelacionada com ambos:





*Justiça na cadeia

- Nota p/ Daiane: meu bem o ponto de partida nesse slide será qual a relação que nós temos em achar que a justiça está sendo feita quando oindivíduo vai p a caideia? Se realmente ele estará pronto para ser inserido na sociedade novamente ou enquanto achamos q a justiça está sendo feita com um apenas que foi preso, imaginemos que em nossasociedade outros milhares estão em atos talvez até piores e encontram-se livres sem que a suposta “justiça” seja feita.



Talvez tenhamos sim que repensar o que fazer com os indivíduos que atuamcontra os ditos interesses sociais, pois a reação jurídica e política penal também revela satisfação pessoal e não coletiva, e que a história nos cobra os resultados efetivos. Fazer com que ocorrupto efetivamente devolva tudo o que obteve indevidamente ou ilicitamente, que o adolescente devolva o que pegou de alguém na rua ou que o contrato ilegal seja desfeito, e os danos reparados, torna-se oprimeiro ato necessário para avançarmos no desejo por uma sociedade menos agressiva e desonesta. Intervir sobre os indivíduos para que compreendam as suas ações classificadas como “erros” e não...
tracking img