Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FiFilosofia da Educação – Pierre Bourdieu

Pierre Bourdieu desenvolveu, ao longo de sua vida, diversos trabalhos abordando a questão da dominação e é um dos autores mais lidos, em todo o mundo, noscampos da antropologia, e sociologia, cuja contribuição alcança as mais variadas áreas do conhecimento humano, discutindo em sua obra temas como, educação, cultura, literatuta, arte, midia,linguistica entre outros.
O sociólogo francês Pierre Bourdieu, empreendeu uma investigação sociológica do conhecimento que detectou um jogo de dominação e reprodução de valores. Isso surgiu na metade doséculo 20.
Suas pesquisas exerceram forte influência nos ambientes pedagógicos nas décadas de 1970 e 1980. Sua obra acadêmica se tornaram mais frequentes, o sociólogo ganhou notoriedade pelas críticasá mídia.
Escrito por, Jean-Claude Passeron fala sobre o sistema escolar francês e concluiu que, em vez de ter uma função transformadora ele reproduz e reforça as desigualdades sócias. E com isso ascrianças tem uma preparação para o futuro, assim que começam o ensino.
Bourdieu para construir sua teoria, usou uma série de conceitos como hábitos e capital. Ele acreditava que qualquer uma dessastendências, conduz uma interpretação restrita ou mesmo equivocada da realidade social.
Outro conceito utilizado por Bourdieu é o de campo, para designar nichos da atividade humana nos quais sedesenrolam lutas pela detenção do poder simbólico. No campo da arte ,a luta simbólica decide o que é erudito ou popular, de bom ou de mau gosto. Sendo assim todas as pessoas, se posicionam nos campos, quepode ser social, cultural, econômico e simbólico.
O capital social corresponde á rede de relações interpessoais que cada um construiu, capital cultural e uma forma, de conhecimento apreendidos, livros,diplomas etc.
E para Bourdieu, a escola é um espaço de produção de estruturas sociais e de transferências, de capitais de uma geração para outra. É nela que o legado econômico da família...
tracking img