Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Exercicio de Filosifia
10- Explique as caracteristicas negativas e positivas da atitude filosófica?
A atitude negativa é dizer não aos " pré-conceitos", aos "pré-juízos", aos fatos e as idéias da experiência cotidiana, ao que "todo mundo diz e pensa", ao estabelecido. Numa palavra, é colocar entre parênteses nossas crenças para poder interrogar quais são suas causas e qual é o seu sentido.
Aatitude positiva é uma interrogação sobre o que são as coisas, as idéias, os fatos, as situações, os comportamentos, os valores, nós mesmos. É também uma interrogação sobre o porquê e o como disso tudo e de nós próprios. " O que é?", "Por que é?","como é?". Essas são as indagações fundamentais da atitude filosófica.

11- Explique os três sentidos da palavra crítica
A palavara "crítica" vem dogrego e possui três sentidos principais: 1) capacidade para julgar, discenir e decidir corretamente; 2) exame nacional de todas as coisas sem preconceito e sem, pré- julgamento; 3) atividade de examinar e avaliar detalhadamente uma idéia, um valor, um costume, um comportamento, uma obra artística ou científica.

12-Explique as três principais indagações da atitude filosófica.
Perguntar o que é.Ou seja, a Filosofia pergunta qual é a realidade e qual é a significação de algo, não importa o quê;
Perguntar como é. Ou seja, a Filosofia indaga como é a estrutura ou o sistema de relações que constitui a realidade de algo;
perguntar por quê é. Ou seja, por que algo existe, qual é a origem ou a causa de uma coisa, de uma idéia, de um valor, de um comportamento.
13- Explique os três conjuntosde perguntas da reflexão filosófica.
Porque pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos e fazemos o que fazemos? "isto é, quais os motivos, as razões e as causas para pensarmos o que pensamos, dizermos o que dizemos, fazermos o que fazemos?
O que queremos pensar quando pensamos, o que queremos dizer quando falamos, o que queremos fazer quando agismos? "Isto é, qual é o conteúdo ou o sentidodo que pensamos, dizemos ou fazemos?
"Para que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos, fazemos o que fazemos? Isto é, qual é a intenção ou a finalidade do que pensamos, dizemos e fazemos?
14- O que significa dizer que a Filosofia exige um pensamento sistemático?
As indagações os questionamentos filosóficos se realizam de modo sistemático.
Significa que a Filosofia trabalha comenunciados precisos e rigorosos, busca encadeamentos lógicos entre os enunciados, opera com conceitos ou idéias obtidos por procedimentos de demonstração e prova, exige a fundamentação racional do que é enunciado e pensado. Somente assim a reflexão filosófica pode fazer com que nossa experiência cotidiana, nossas crenças e opiniões alcancem uma visão crítica de si mesmas. Não se trata de dizer “eu achoque”, mas de poder afirmar “eu penso que”.
O conhecimento filosófico é um trabalho intelectual. É sistemático porque não se contenta em obter respostas para as questões colocadas, mas exige que as próprias questões sejam válidas e, em segundo lugar, que as respostas sejam verdadeiras, estejam relacionadas entre si, esclareçam umas às outras, formem conjuntos coerentes de idéias e significações,sejam provadas e demonstradas racionalmente.A filosofia é o intento metódico e sistemático de introduzir a razão no mundo; isto faz que sua posição seja precária e questionável. A filosofia é incômoda, obstinada e, além disso, carece de utilidade imediata; portanto, é uma verdadeira fonte de contrariedades
Na perspectiva de desenvolver as capacidades de observação, de interrogação sistemática e dereflexão crítica acerca da realidade social e de fomentar uma atitude positiva relativamente ao rigor e à objectividade de análise.
15- Explique os fundamentos das principais definições da filosofia?

16- O que o senso comum considera útil?
R. O senso comum de nossa sociedade considera útil o que dá prestígio, poder, fama e riqueza. Julga o útil pelos resultados visíveis das coisas e das...
tracking img