Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1916 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


No presente trabalho pretende-se fazer um estudo sobre a discussão de conceito a luz da teoria sociológica, onde será exposto algumas teorias que colocaram o foco do seu olhar e pensar na sociedade. Ao estudar ciências sociais, a primeira preocupação é estabelecer noções básicas sobre ciência e, distinguir as ciências denominadas sociais ou humanas das demais ciências. Entendemospor ciência uma sistematização de conhecimentos, um conjunto de preposições logicamente correlacionadas sobre o comportamento de certos fenômenos que se deseja estudar. Durante milhares de anos, os homens observaram e refletiram sobre as sociedades e grupos nos quais vivem. Não observante a sociologia é uma ciência moderna, que não tem muito mais de um século. Auguste Comte, em sua classificaçãodas ciências, considerou-a lógica e cronologicamente, posterior as demais ciências, como a menos geral e a mais complexa de todas. Os sociólogos interessam-se igualmente pelas causas das mudanças ou da desintegração nos grupos e estudam o relacionamento entre os membros de um grupo e entre os grupos.










Estrutua Social


A estrutura social diz respeito à forma como umasociedade se organiza, ou seja: principalmente através de relações complexas e constantes, que se interligam, como as relações estabelecidas entre os indivíduos, por meio dos papéis sociais que estes assumem. A estrutura de uma sociedade refere-se à organização das partes ou unidades que a compõem. A estrutura total é constituída pelo conjunto das diversas partes inter-relacionadas. O conceito deestrutura social responde à questão: como está organizada a sociedade? A resposta passaria pela perceção de identidade do todo ou da sociedade como conjunto constituído por variados grupos e subgrupos que, em interação uns com os outros, permitem a coordenação equilibrada do todo social. Dessa maneira, são relações que se sobrepõem e se interligam, e possuem certo grau de complexidade, não sendomomentâneas, mas sim possuindo certa constância e continuidade. Dessa forma, podemos afirmar que a estrutura social diz respeito à forma como a sociedade se organiza e como certas funções são necessárias para aquele grupo, e à forma como estão dispostos os status (posições sociais) e papéis sociais, conforme privilégios e deveres. Além disso, é possível afirmar que estrutura social tem a ver com aexpectativa do comportamento entre os indivíduos, os quais assumem papéis sociais e possuem status sociais, fatos que nos permitiriam organizar nossas vidas enquanto parte de um grupo social. Isso significa que há uma expectativa para o papel social exercido pelo pai, pela mãe, pelo filho, pelo professor, pelo policial, enfim, por todos aqueles que estão na sociedade e interagem o tempo todo através dasrelações sociais. Mais do que isso, se pensarmos apenas no papel do professor, ao mesmo tempo em que há uma expectativa de seus alunos em relação a seu papel, ele também espera um comportamento de seus alunos, assim como de seus superiores, entre outros.
Outro fator importante é pensar que vários aspectos fazem parte da estrutura social, dentre eles as relações de parentesco, uma vez que dizemrespeito às relações sociais propriamente ditas. Porém, as relações de parentesco são marcadas por um modelo de relação familiar, modelo esse que marca um padrão de funcionamento da família, importante instituição social que exerce sua função na vida social.
Quando falamos em estrutura social, também devemos considerar a ideia de função social, a qual diz respeito à relação entre uma ação social eo sistema no qual essa ação está inserida. Não podemos pensar apenas nas funções sociais das ações dos homens, mas também na função social que determinados costumes ou práticas possuem dentro da sociedade. Há um sistema de interações que garante a estrutura social, no qual cada ação social, cada prática, cada costume, assume uma função. Assim, ao estudarmos as estruturas sociais, é preciso...
tracking img