Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (490 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Técnica e tecnologia: Como o homem construiu o conhecimento

Anselmo Lázaro Branco

Você sabe colocar um CD num aparelho e fazê-lo tocar, ou programar um relógio digital para despertar no diaseguinte. São casos em que você tem domínio de métodos e processos para realizar determinadas atividades. Nesse sentido, temos o domínio de técnicas. As técnicas, num sentido amplo, são o conjunto demétodos e processos aplicados a uma determinada atividade humana.

As técnicas são uma conseqüência da capacidade de pensar e criar. O geógrafo Ruy Moreira define as técnicas, como "as práticas dedisciplinar a maneira de o homem lidar com o mundo que o rodeia". O mesmo geógrafo afirma que ao tocarmos um violão, expor uma idéia, plantar trigo, estamos desenvolvendo uma habilidade, uma técnica.Evolução da técnica e adaptação
Ao longo da história, os seres humanos foram adquirindo habilidades e conhecimentos - métodos e processos - para produzir uma infinidade de coisas e realizar umagrande variedade de atividades. Isso lhes possibilitou, entre outros aspectos, adaptarem-se aos mais diversos ambientes que existem em nosso planeta. O homem consegue sobreviver e desenvolver atividadesnos mais variados recantos da Terra.

Essa é uma diferença entre os animais e os seres humanos. Os primeiros adaptam-se a uns poucos ambientes ou somente a um tipo de ambiente (por exemplo, o ursopolar sobrevive nas regiões frias do hemisfério Norte). Nesse sentido, dizemos que os animais estão bastante condicionados aos fatores naturais, enquanto para o homem tais fatores não são determinantes,em termos de sobrevivência, sobretudo, no mundo atual.

Para se adaptar a lugares diferentes os seres humanos precisaram desenvolver técnicas, ou seja, habilidades e conhecimentos para a produção debens materiais e para a realização de atividades. Tudo o que as pessoas produzem para a satisfação de suas necessidades é considerado um bem material. Roupas, casas, automóveis, caderno, livro,...
tracking img