Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (531 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Filosofia patrística
A patrística resultou do esforço feito pelos dois apóstolos intelectuais (Paulo e João) e pelos primeiros padres da igreja para conciliar a nova religião – o cristianismo – como pensamento filosófico dos gregos e romanos, pois somente com tal conciliação seria possível convencer os pagãos da nova verdade e convertê-los a ela. A filosofia patrística liga-se, portanto àtarefa religiosa de evangelização.
A patrística foi obrigada a introduzir a idéia de criação do mundo a partir do nada, de pecado original do homem, de Deus como trindade una, de encarnação e morte deDeus, de juízo final e ressurreição dos mortos. Precisou também explicar como o mal pode existir no mundo, uma vez que tudo foi criado por Deus, que é pura perfeição e bondade.
Em resumo, o grandedesafio da filosofia patrística era conciliar razão e fé. A esse respeito, havia três possibilidades principais:
· Os que julgavam fé e razão irreconciliáveis e a fé superior à razão.
· Os quejulgavam fé e razão conciliáveis, mas subordinavam a razão à fé.
· Os que julgavam razão e fé irreconciliáveis, mas afirmavam que cada uma delas tinha seu próprio campo de conhecimento e não deviam semisturar.
Filosofia medieval
Abrange pensadores europeus, árabes e judeus. É um período em que a igreja romana dominava a Europa, ungia e coroava reis, organizava Cruzadas à Terra Santa e criava, àvolta das catedrais, as primeiras universidades ou escolas. E, a partir do século XII, por ter sido ensinada nas escolas, a filosofia medieval também é conhecida com o nome de escolástica.
Filosofia daRenascença
É marcada pela descoberta de obras de Platão desconhecidas na Idade Média e de novas obras de Aristóteles, que passam a ser lidas em grego e a receber novas traduções latinas, maisacuradas e fiéis. A época também se dedica à recuperação das obras dos grandes autores e artistas gregos e romanos e à imitação deles.
Filosofia moderna
Este período nasce procurando vencer um ambiente...
tracking img