Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1563 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Integrada Anhanguera Guarulhos




Fundamentos Filosóficos da Educação





Serie: 2º C
Profª: Thais

Introdução
A proposta deste trabalho é mostrar quais os conceitos a e importância da filosofia na educação e na escola, abordaremos a questão das condições das salas de aulas do sistema do ensino público. Com o objetivo de reflexão sobre este quadro e o que épreciso mudar na educação brasileira e a necessidade da filosofia na educação para a formação do educando, ou seja, desenvolva no aluno a capacidade de aprender a conhecer a fazer a conviver a transformar o mundo e a si mesmo.



















O que é filosofia e quais seus principais princípios

A educação é o processo através do qual indivíduos adquirem domínio ecompreensão de certos conteúdos considerados valiosos. Para que haja educação é necessário que o indivíduo, além de dominar certos conteúdos, que no caso são normas sociais e valores culturais, venha a compreendê-los e entender o porquê de acatá-los e utilizá-los. Isto, entretanto, somente após investigação criteriosa que abranja não só as normas e os valores em questão, mas também possíveisalternativas. A educação é a ação de desenvolver as faculdades psíquicas, intelectuais e morais.
A Filosofia é um conjunto de concepções práticas ou teóricas, acerca do ser, dos seres, do homem e de seu papel no Universo. Conjunto de toda a ciência, conhecimento ou saber racional. Reflexão crítica sobre os fundamentos do conhecimento (valores cognitivos), da lógica, da ética e da estética (valoresnormativos). A Filosofia utiliza a razão para buscar as suas respostas, excluindo os sentimentos e emoções. A razão inteligência ou faculdade intelectual, considerada como regra de nossas ações: a inteligência humana considerada na sua faculdade de se elevar até a concepção do infinito e do absoluto. A luz que ilumina o espírito humano e o distingue dos irracionais. Faculdade com que o homemconhece e julga Interação.
A filosofia interage com a educação à medida que os seus conceitos do saber são inseridos no dia a dia do educando. Como utiliza a razão, que é a faculdade intelectual, como regra de nossas ações, a filosofia só tem a acrescentar na educação. O procedimento educacional permite à criança chegar ao estatuto de homem formado, adaptando-o às diversas formas decompreensão e manifestação cultural.
A educação está na base de todo aperfeiçoamento humano. O processo de formação do indivíduo assemelha-se ao próprio processo de formação do espírito, isto é, da vida.
Definição de Filosofia
Existe uma quantidade enorme de definições, nenhuma delas pode ser considerada certa ou errada. Definir Filosofia é uma tarefa subjetiva - cada Filósofo define filosofia deacordo com a sua própria concepção de filosofia. O objeto de estudo da filosofia é muito abrangente, ela estuda tudo aquilo que rodeia o homem e que o preocupa. Logo, é difícil abarcar uma definição de tudo aquilo que ela trata. A definição de Filosofia não é algo de acabado, não é intemporal, tal como a filosofia evoluiu ao longo da história, também a sua definição está em construção,é algo que se vai fazendo.



























A presença da Filosofia na Educação e na Escola

O Brasil tem muitos problemas no seu sistema de ensino, principalmente no sistema de ensino público, no qual eles são mais visíveis e acentuados. Podemos citar, por exemplo: falta de professores, e de profissionais qualificados para trabalhar no ambienteescolar, tais como, pedagogos, inspetores e professores. Atualmente a educação brasileira esta defasada. As escolas estão sucatadas, os professores recebem salários baixíssimos, os alunos estão desmotivados, e alguns com fome, pois ha escolas que não fornecem merenda escola disso, ha o problema de o educador não conseguir dar conta dos alunos, cada qual com umas necessidades especiais, que...
tracking img