Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 1 (250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Compare o período pré-socrático, marcado por reflexões cosmológicas, com o pensamento dos sofistas. Explique as diferenças entre eles.
Os pré-socráticospreocupavam com o universo e os fenômenos da natureza. Buscavam explicar tudo através da razão e do conhecimento científico.
Os sofistas defendiam uma educação, cujoobjetivo máximo seria a formação de um cidadão pleno, preparado para atuar politicamente para o crescimento da cidade.
2- Porque o sofismo pode ser considerado aprimeira corrente filosófica da Grécia Antiga? Quais eram as preocupações dos sábios no período do surgimento dos sofistas?
Os sofistas substituíram a natureza,que antes deles era o principal objeto de reflexão dos filósofos, pela arte da persuasão.
Que eles desrespeitassem a verdade e o amor à sabedoria. No entantogerou as consequências do pensamento sofista que foram:

1- Criaram no meio filosófico o relativismo e o subjetivismo;
2- A abertura da filosofia para todas aspessoas das polis, pois antes a filosofia era exercida somente por um grupo intelectual fechado, formado apenas por nobres.
3- Analise o que pretendiam os sofistasem termos de Educação?
Os sofistas pretendiam formar os cidadãos para estarem preparados para atuar politicamente no crescimento de sua cidade e formar pessoaséticas e soberanas nas tomadas de decisões.
4- Os sofistas poderiam ser chamados de “mercenários da educação” Por quê?
Sim porque eles pretendiam tornar aeducação melhor para todos, no entanto chegaram a ponto de transformar a educação e deixar marcas comumente nos aspectos que interligavam educação com sabedoria.
tracking img