Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (998 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Filosofia

Conceitos e Ideias Gerais

Estado Natural: O Homem vive como se fosse mais um ser da natureza, não obedecendo a nenhuma organização social complexa. Existe antes da organizaçãocivilizacional.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Para a maior parte dos analistas políticos, o Homem é um ser social. Assimsendo, não só se organiza em sociedade, como coloca o estado como uma entidade necessária, no sentido de assegurar a harmonização das vontades no interesse colectivo.

Estado

-Entidadereguladora dos interesses comuns, que representa o interesse colectivo. É composto por organismos que asseguram o bom funcionamento do Estado.

-Deve organizar da melhor forma a vida colectiva e import ocumprimento das leis para garantir a satisfação das necessidades humanas, a realização e liberdade individual.

-O seu poder é regulado por uma constituição que é o conjunto das leis fundamentais doEstado, nela fixam-se os direitos e os deveres fundamentais dos cidadãos a que todos os códigos juridicos se devem subordinar.

-Deve promover medidas capazes de corrigir as desigualdades existentes.-Tem de ser justo, isto é, estabelecer e garantir o equilibrio entre a liberdade individual e a solidariedade

Hobbes (contratualista)

-Defende que a sociedade evoluiu do estado natural para ocivil de modo a preservar a vida dos Homens.

-Defende o autoritarismo politico e a monarquia absoluta

-Tem uma postura pessimista sobre a natureza humana ao considerar que os Homens entregues asi próprios tendem a destruirem-se mutuamente (o Homem é lobo do Homem), logo há que reconhecer a necessidade de uma entidade reguladora da vida de todos, de modo a evitar este estado destrutivo – oestado.

Objectivo máximo: a paz, que permita o desenvolvimento e a felicidade.

Estado Natural:

-Os Homens consideram que os seus interesses naturais são os mais importantes de todos os...
tracking img