Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (370 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ideia de progresso no século XIX.
O século XIX é, na filosofia, o grande século da descoberta da história ou da historicidade do homem, da sociedade, das ciências e das artes. É particularmente como filosofo alemão Hegel que se afirma que a história é a realidade, que a razão é a verdade e que os seres humanos são essencial e necessariamente históricos.
Essa concepção levou à ideia deprogresso, isto é, de que os seres humanos, as sociedades, as ciências, as artes e as técnicas melhoram com o passar do tempo, acumulam conhecimento e práticas, aperfeiçoando-se cada vez mais, de modo que opresente é melhor e superior se comparado ao presente.

Declínio do otimismo no século XX em relação ás ciências, às técnicas e às revoluções sociais e políticas que havia no século XIX.
No séculoXX, contudo, a filosofia passou a desconfiar do otimismo científico-tecnológico do século anterior em virtude de vários acontecimentos: as duas guerras mundiais, o bombardeio de Hiroshima e Nagasaki,os campos de concentração nazistas e stalinistas, as guerras da Coreia, do Vietnã, do Oriente Médio, do Afeganistão, as invasões russas da Hungria e da Tchecolosváquia, as ditaduras sangrentas daAmérica Latina e da África, a devastação de mares, florestas e terras, a poluição do ar, os perigos cancerígenos de alimentos e remédios, o aumento de distúrbios e sofrimentos mentais, os problemas éticose políticos surgidos com o desenvolvimento da genética e da engenharia genética, etc.
Além disso, as ciências e técnicas foram incorporadas e grandes complexos industriais e militares, que financiamas pesquisas e definem o que deve ser pesquisado e como serão utilizados os resultados. O chamado “complexo industrial militar” das grandes potências econômicas possui poder de vida e morte sobre oplaneta, não está submetido a governos nem a associação públicas, mas opera secretamente, segundo seus próprios interesses, desencadeando guerras, ditaduras e violências em toda parte.

Definir...
tracking img