Filosofia

Páginas: 2 (496 palavras) Publicado: 29 de julho de 2012
1. Tales de Mileto é considerado o pensador que inaugura a Filosofia. Ao analisar a postura deste filósofo, em função do conteúdo exposto na unidade 1 do livro didático Filosofia, é possívelperceber a aplicação da autonomia, da reflexão, da crítica e da criatividade. Considerando tal tese, explique como a autonomia, a reflexão, a crítica e a criatividade se fazem presentes na postura de Tales.Desenvolva sua resposta em no mínimo 10 e máximo de 15 linhas. (4,0 pontos)

Resposta da Questão
A questão da autonomia está presente na postura de Tales de Mileto já que o mesmo eracapaz de pensar por si próprio, desenvolvia pensamentos independentes. Apresentou uma postura diferente para a época, pois não considerava como resposta para seus questionamentos seres divinos ouatos inexplicáveis – buscava respostas concretas, lúcidas – tal postura explica a utilização da crítica (pela capacidade de criticar e julgar, não se conformando com as respostas já fornecidas) e dareflexão (pois pensava sobre o próprio pensamento, também sendo este alvo de críticas e aprimoramentos). Ao criticar e refletir, Tales de Mileto desenvolvia uma nova ideia, uma nova solução para seusquestionamentos – gerando, criando algo novo - aplicando a criatividade.




2. A Lógica atenta-nos para a importância do raciocínio válido, aquele que é fundamental para estabelecermos relaçõesclaras, sistemáticas e rigorosas. Considerando a dedução e a indução como tipos básicos de raciocínios válidos, proponha uma dedução que aborde sua vida como acadêmico(a) e uma indução que abordesua vida como futuro(a) profissional.

Primeiro raciocínio válido - dedução (âmbito acadêmico) (1,0 ponto)
A conclusão do primeiro semestre depende da aprovação nas 6 disciplinas do período.Eu obtive aprovação nas 6 disciplinas do primeiro período. Logo, concluí o primeiro semestre.

Segundo raciocínio válido - indução (âmbito profissional) (1,0 ponto)
Todos os profissionais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • filosofia
  • filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!