Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1167 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questões de Filosofia

Questões:

Página 178

02) Porque não se pode dizer que a dúvida de Descartes o transforma em um filósofo cético?

A dúvida metódica é um instrumento metodológico com que o filósofo francês Descartes procurou chegar à prova da existência de verdades absolutas, logicamente necessárias e de reconhecimento universal, tal como exige a defesa do Dogmatismo por elepreconizada e defendida, na questão da possibilidade do conhecimento.

Este método consistia da filtragem de todas as suas ideias, eliminando aquelas que não se afigurassem como verdadeiras e fossem dúbias, e apenas retendo as ideias que não suscitavam qualquer tipo de dúvida.

Descartes para dar seguimento a este processo isolou-se no seu quarto durante vários dias em profunda reflexão. RéneDescartes sendo dogmático ou seja, acreditando na possibilidade de conhecer a realidade e apreender mentalmente as suas características, apenas usou o processo da dúvida, enquanto método para atingir o fim da descoberta de verdades absolutas, não se podendo associar-lhe ou conceder-lhe o estatuto de céptico, ou seja da corrente oposta que nega a possibilidade de conhecer qualquer parte integrante darealidade.

Assim sendo, com a dúvida a ser utilizada apenas temporariamente como método, a máxima associação que podemos fazer a Descartes com o cepticismo é considerando-lhe um séptico moderado durante esta fase despoletada pelo seu processo de reflexão.

03) Sob que aspectos Locke discorda de Descartes?

 Apesar de partir do cartesianismo, Locke discorda de Descartes sobre a existência deidéias inatas produzidas pela capacidade de pensar da razão.


04) Qual a principal diferença entre o racionalismo e o empirismo? Faça um esquema.

Estas duas correntes de pensamento ocidental determinam filosofia especialmente desde o inicio da modernidade. O pai da modernidade, Descarte, é o primeiro grande representante do racionalismo , seguido então por Leibniz . Os racionalistas sedesenvolveram mais na Europa ocidental, os empiristas foram mais fortes na Inglaterra: Hume e Locke são os dois maiores expoentes deste lado.
De grosso modo pode-se dizer: enquanto o racionalismo afirma que a razão pura (a razão sem influencia dos sentidos empíricos) é a maior fonte do conhecimento, o empirismo, pelo contrario, afirma que todo nosso conhecimento é adquirido pelos sentidos empíricos(visão, audição, tato, etc.).

07) A- Para Hume, qual é o papel do hábito no conhecimento?

Habito para Hume é o conceito que permite ao homem ultrapassar a experiência e chegar ao conhecimento sobre questões de fato

B - Explique a relação entre a noção de hábito e o ceticismo de Hume.

Hume se relaciona com o ceticismo pela sua analise sobre os processos que sustentam a confiança do homem nasua experiência de mundo, e no conhecimento que decorre dessa experiência. Para Hume a base dessa confiança decorre dos processos psicológicos característicos do sujeito, e não de processos naturais ou racionais.









Roteiro de Estudo

01)Observando a imagem e o texto da página 179,explique qual a importância de uma obra como a Enciclopédia para aquele momento histórico.

A obra“A Enciclopédia” era algo da época que buscava uma nova concepção de ideias, indo paralelamente ao estilo iluminista abrangendo três principais características: Essenciais ao contexto, sendo História Filosofia e a Poesia.

02)O iluminismo tem muitos objetivos e ambições .Fale daquelas que podem ser consideradas as principais.

Entre as ambições do iluminismo uma das principais era reorganizaro mundo humano por meio das luzes da razão.

03)Kant buscou superar as questões entre racionalistas e empiristas, explique.

Para a contradição superar os racionalistas e empiristas, Kant disse que “o conhecimento é algo que recebemos de fora da experiência e algo que já existe em nós mesmos, anterior a qualquer experiência”.

04)Kant fala de um termo específico o Agnosticismo, quais...
tracking img