Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (566 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Na antiguidade, a filosofia se confundia com a ciência. Os filósofos eram cientistas. Por que a filosofia é tão semelhante com a ciência a ponto de já ter sido confundida com ela? A filosofia seassemelha com a ciência justamente por ser racional e por não acreditar em nada por boa fé.
A ciência, no entanto, é mais metódica que a filosofia. O cientista já sabe aonde quer chegar, ainda no pontode partida de sua investigação. O cientista vai sempre à sua experiência com uma ideia, com uma hipótese pré-concebida. A ciência de certa maneira já possui os seus objetos de investigação de antemão.Cabe a ela fazer sínteses de conhecimento experimentando e desvelando as relações de causa e efeito que estes objetos podem lhe dar.
A ciência, por exemplo, formaliza a causalidade do fato da pedraesquentar quando recebe o calor do sol em sua face. Diante deste fato, que passa a ser cientificamente formulado e comprovado, a ciência proporciona usos para o calor do sol, ou outras maneiras de seproduzir calor, até para se substituir o calor do sol.
Está aí uma das grandes conquistas da ciência: ela conseguiu domar a natureza. A ciência transformou o que antes metia medo e era causa de mortepara o homem – uma cachoeira de rio, por exemplo – em um recurso natural para se produzir energia elétrica, o que é muito bom.
Disso tudo vem uma característica distintiva da ciência com a filosofia.A ciência acaba sempre no final das contas sendo prática, acaba sempre servindo a um propósito que lhe é exterior. A melhoria da vida humana, por exemplo.
Ao contrário das ciências, a filosofiaopera através de conceitos traduzidos na linguagem, seja ela escrita ou falada. Este fato faz da filosofia por um lado superior, por outro lado inferior à ciência. Os próprios conceitos pelos quais afilosofia opera já são criações humanas, e por mais racionais que sejam, nunca estão respaldados por uma prova empírica de existência, conseqüentemente nunca estamos certos de que eles estejam certos....
tracking img