Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8193 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

11. Tomás de Aquino (1224 - 1274), na Suma Teológica destaca a distinção entre fé e razão e redefine a sua relação, em diálogo com a tradição filosófica e teológica. Sobre a relação: fé e razão, podemos dizer que para Aquino:
A) A filosofia e a teologia têm a mesma autoridade na definição das verdades da fé;
B) A filosofia é autônoma no conhecimento e a teologia,na fé;
C) Fé e razão se contrapõem. Mas deve-se preferir a teologia à filosofia;
D) A teologia natural é idêntica à filosofia.
E) Nem a razão e nem a revelação seriam capazes de nos enganar, se o nosso espírito compreendesse plenamente os dados da fé;

12. Galileu Galilei (1564-1642), considerado o criador da ciência moderna, e um dos maiores astrônomos de todos os tempos, devido asobservações pioneiras que fez com o telescópio. Promoveu uma mudança de método, determinando a história da ciência moderna. Essa mudança consiste no uso do método rigoroso e controlado - da matemática -, também no campo dos objetos físicos. Afirmando que "[...] o livro da natureza está escrito em caracteres matemáticos" e que, "sem um conhecimento dos mesmos, os homens não poderão compreendê-lo".Assim, podemos afirmar que:
I. Para o conhecimento científico todos os objetos físicos são da mesma natureza, podendo ser tratados de modo idêntico;
II. Os primeiros princípios do método científico de Galileu são: observação, experimentação e regularidade matemática;
III. Galileu se aproxima dos pitagóricos, distanciando-se de Arquimedes;
IV. Para Galileu tudo aquilo que se apresenta à nossaobservação está escrito em linguagem lógica;
Quais as afirmações corretas?
A) I e II
B) I e III
C) II e IV
D) III e IV
E) I e IV

13. Nicolau Maquiavel (1469 - 1527), na obra O Príncipe, tem como problema central, como chegar e se manter no poder. E para resolver esse problema ele abandona a forma metafísica tradicional e adota o "realismo político", que apresenta leis universais deluta pelo poder, a partir de um estudo empírico, que, no caso, depende de duas coordenadas teóricas, que são:
A) Filosofia política (Política) e Filosofia moral (Moral);
B) Filosofia da história (História) e Psicologia humana (Antropologia);
C) Filosofia moral (Moral) e Retórica;
D) Filosofia política e Psicologia humana (Antropologia);
E) Filosofia moral (Moral) e Filosofia da história(História)

14. Francis Bacon (1561 - 1626), chamado por muitos como o filósofo da idade industrial, da ciência planificada, rejeita a filosofia de Aristóteles, como sendo uma filosofia estéril para a produção de obras que beneficiassem a vida do homem e propõe um novo método para alcançar o domínio da natureza, mediante o conhecimento.
A sua "Grande Instauração" consiste em dois momentosdistintos, que são:
A) Experiência e indução;
B) Experiência e dedução;
C) Teoria dos ídolos e indução;
D) Teoria dos ídolos e experiência;
E) Indução e dedução.

15. Os contratualismos de Thomas Hobbes (1588-1679) e de Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) são formas distintas de instituir e legitimar o Estado. Sendo que para Hobbes o objetivo é garantir a paz e para Rousseau, a essência dohomem, a liberdade. Desta forma é correto afirmar que:
A) Para Hobbes e Rousseau a monarquia é a melhor forma de governo;
B) Para Hobbes e Rousseau não há direito sem o Estado;
C) Para Hobbes e Rousseau o mais racional é viver no Estado justo;
D) Para Hobbes e Rousseau o contrato é o meio através do qual se estabelece os direitos e deveres do Soberano e dos súditos;
E) Para Hobbes averdadeira liberdade é a "natural", em oposição à "dos súditos" e para Rousseau a verdadeira liberdade é a "natural" em oposição à "convencional".

16. De acordo com René Descartes (1569-1650), o mais importante não é "[...] ter o espírito bom, o principal é aplicá-lo bem". E é com essa compreensão que ele escreve o Discurso do Método, estabelecendo os quatro preceitos do método, através dos...
tracking img