Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2188 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ROTEIRO DE ESTUDOS

1) EXPLIQUE a seguinte afirmação a respeito do pensamento durkheimiano “a sociedade prevalece sobre o indivíduo, impondo a ele as normas gerais de conduta social”.
De acordo com a afirmação de Durkheim a sociedade cria uma imagem e atribuem valores, regras e formas de pensar e agir coletivos. Para ele, a vida em sociedade tem um sentido muito mais amplo do que simplesmenterelação social, as maneiras de agir e de ser dos indivíduos são determinadas, por regras sociais exteriores e superiores a eles.

2) EXPLIQUE o conceito de "fato social" para Durkheim.
Segundo Durkheim “fato social”, quer dizer a maneiras de agir, do pensar e do sentir de cada indivíduo é uma maneira de experimentar uma realidade independente, deixando de lados “os achismo”. Para o filosofoesses atos constituem o objeto de estudo da sociologia, pois decorrem da vida em sociedade.

3) EXPLIQUE os conceitos de solidariedade mecânica e solidariedade orgânica.
Solidariedade mecânica é constituída por um sistema pré-capitalista onde os membros da sociedade estão unidos por laços de parentesco, religião, tradição e costume. Permanecem em geral independente e autônomo em relação àdivisão do trabalho.
Solidariedade orgânica é constituída por um sistema capitalista, onde a acelerada divisão de trabalho leva o individuo a se tornar interdependente com isso garante a união social. Por causa das necessidades e trocas de serviços, os indivíduos se tornam mutuamente dependente, onde cada um especializa em uma área e desenvolve maior autonomia pessoal.

4) Para Durkheim os fatossociais se caracterizam pela coercitividade, exterioridade e generalidade. EXPLIQUE cada uma destas características e EXEMPLIFIQUE.
Coercitividade: são fatos que exercem forças sobre os indivíduos, fazendo com que eles obedeçam às regras sociais, para que não seja punido. A não obediência dessas leis traz sanções previstas para cada situação de desobediência e ocorre de duas formas coesão legal ecoesão espontâneas. Coesão Legal_ as sanções são escritas sob a forma de leis onde são definidas as infrações e as punições previstas. Exemplo: Furto e prisão.
Coesão Espontânea_ as sanções ocorrem no interior dos grupos sociais decorridas de condutas não adequadas aos valores estabelecidos. Exemplo: Más maneiras de etiqueta social.

Exterioridade: são fatos independentes da vontade dosindivíduos, são regras sociais dotadas de existência exterior. A exterioridade se evidência pelo fato de que as regras de convívio social são anteriores ao nascimento do indivíduo e são incorporadas por ele independente de sua vontade. Se as regras de condutas não forem respeitadas ocorrem a exclusão social ou a marginalização. Exemplo: Crimes contra a vida.
Generalidade: são fatos que desenvolvemregras validas para todos os indivíduos de uma sociedade. A generalidade se evidência quando percebe que há comportamentos desenvolvidos pelos grupos sociais de forma coletiva. Exemplo: Educação formal, crenças e alguns sentimentos.

5) Quais acontecimentos políticos, econômicos e sociais contribuíram para o surgimento da sociologia.
Econômico: A produção capitalista, que introduziu a máquina àvapor, e a modernização dos métodos de produção, desintegrou costumes e introduziu novas formas de organização da vida social. Na Inglaterra, houve a grande evolução das indústrias e das grandes cidades. A transição da produção artesanal para a manufatureira e desta para a produção fabril, foi o fator principal para o surgimento da sociologia, gerando com isso:
Migração do campo para a cidade; Ofim da servidão; O desmantelamento da família patriarcal; Introdução do trabalho feminino e infantil na produção industrial; O crescimento demográfico das cidades sem a devida infra-estrutura básica; Aumento da prostituição, suicídio, alcoolismo, violência, etc.; O aparecimento do proletariado como uma nova classe social.

Político: a condução da política feudal era fator de estagnação...
tracking img